Oposição brasileira protesta contra homenagem a Lula no Carnaval do Rio

  • 16/02/2026

A homenagem da escola de samba Académicos de Niterói, no Carnaval do Rio, tem sido polémica desde o anúncio, por ocorrer antes do início oficial da campanha eleitoral, a menos de oito meses das próximas eleições presidenciais, às quais Lula se recandidata.

 

Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente e pré-candidato presidencial, anunciou, nas redes sociais, que vai apresentar "rapidamente" uma queixa ao Tribunal Eleitoral sobre os "crimes" cometidos "com dinheiros públicos" pelo Partido dos Trabalhadores, liderado pelo atual Presidente.

O Partido Novo, de direita, liderado pelo governador de Minas Gerais e também pré-candidato presidencial, Romeu Zema, anunciou igualmente que vai pedir a cassação da candidatura de Lula assim que este formalizar o registo no Tribunal Eleitoral, no segundo semestre do ano.

Segundo o partido, Lula utilizou um evento cultural de grande dimensão para promover a sua imagem pessoal antes das eleições.

O argumentista do desfile, Igor Ricardo, disse à agência EFE que a intenção "não era eleitoral", mas sim retratar a história de uma pessoa que veio "de baixo" e "venceu".

A estátua de Lula, com 18 metros, foi a estrela do desfile que revisitou a vida do líder progressista, desde o seu nascimento no nordeste empobrecido do Brasil e as dificuldades que enfrentou na infância até à sua ascensão como líder sindical e à sua eleição como o primeiro Presidente operário do Brasil.

Entre dezenas de alusões à política local, encontrava-se um palhaço gigante sentado num carro alegórico, atrás de grades, com uniforme de recluso e pulseira eletrónica, representando Jair Bolsonaro.

A mulher do líder de extrema-direita, Michelle Bolsonaro, manifestou a sua indignação nas redes sociais com o que chamou de "humilhação" da fé cristã devido a outras imagens exibidas.

O deputado federal Nikolas Ferreira, do Partido Liberal, publicou um excerto do desfile e escreveu, numa mensagem dirigida aos cristãos evangélicos: "Lembrem-se disto quando forem votar este ano".

Lula, também nas redes sociais, e sem se referir à homenagem, elogiou o Carnaval do Rio, dizendo que os desfiles do Sambódromo mostram ao mundo "a força" e a "criatividade" das escolas de samba e do povo brasileiro.

O Presidente assistiu ao desfile a partir do camarote da Câmara Municipal, no Sambódromo, acompanhado pela mulher, Rosângela 'Janja' da Silva, diversos ministros e políticos.

O Tribunal Eleitoral indicou que o desfile poderá ser alvo de uma investigação, cuja resolução poderá resultar numa multa entre 5.000 e 25.000 reais (entre 850 e 4.000 euros).

Leia Também: Lula assina lei que distribuirá gás gratuito a 15 milhões de famílias

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2940557/oposicao-brasileira-protesta-contra-homenagem-a-lula-no-carnaval-do-rio#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes