Operação da PSP detém 12 suspeitos e apreende 23 mil doses de droga
- 04/02/2026
A Polícia de Segurança Pública (PSP) desencadeou uma operação policial de âmbito nacional de combate ao tráfico de estupefacientes, no passado dia 31 de janeiro. Ao todo, foram detidos 12 suspeitos e apreendidos mais de 23 mil doses de droga e cerca de 320 mil euros.
"A investigação, iniciada em 2023, começou por visar pequenos grupos organizados na zona do Porto, que atuavam em bairros desta cidade, com venda direta a consumidores", explica a PSP, numa nota enviada às redações.
Durante a investigação, os agentes identificaram "um grupo sediado em Lisboa, cuja principal missão era disponibilizar produto estupefaciente a terceiros, garantindo a segurança e o transporte da droga até quem tinha a responsabilidade de efetuar a venda direta daquele produto em diferentes locais do território nacional".
"A ação delituosa estendia-se assim muito além do Grande Porto, desenvolvendo-se também na zona do Minho (Braga, Vila Nova de Famalicão e Guimarães), Lisboa, Coimbra e Évora", acrescenta a autoridade.
A operação foi desencadeada pelo dispositivo de investigação criminal do Comando Metropolitano do Porto, que contou com colaboração do de Lisboa e ainda dos comandos de Évora e Coimbra, e decorreu de forma faseada.
"Primeiro, na zona da Grande Lisboa e em Évora. Posteriormente, estendeu-se à zona Centro, designadamente a Coimbra, concluindo-se as diligências no dia de ontem [3 de fevereiro], no Grande Porto", escreve a PSP.
No total, foi dado cumprimento a 22 mandados de busca domiciliária e 10 mandados de busca não domiciliária.
Os 12 detidos são, maioritariamente homens, com apenas uma mulher entre os suspeitos (residente na Maia), com idades compreendidas entre os 21 e os 46 anos e residentes em Lisboa, Évora, Vila Nova de Gaia, Rio Tinto, Matosinhos e Porto.
Na operação, a PSP apreendeu ainda 2437,21 gramas de cocaína (corresponde a 12 186 doses individuais); 1770,88 gramas de haxixe (cerca de 3 542 does); e 478,36 gramas de MDMA (4 784 doses individuais). Foram ainda apreendidos 320 mil euros, 10 viaturas de gama média e alta, uma arma de fogo marca Glock 17 de 9mm, 59 munições também de 9mm e uma balança de precisão.
Na mesma nota, a PSP afirma ainda estar convicta que a operação "conseguiu interromper parte do fluxo de distribuição de droga para redes criminosas na zona Norte do país, considerando ainda ter dado um forte contributo na repressão de diversos fenómenos criminais que preocupam a sociedade.
Leia Também: Polícia Municipal de Lisboa abre 100 vagas... apesar de escassez na PSP













