OpenAI pode rivalizar com Google na publicidade, diz analista
- 20/01/2026
A OpenAI anunciou recentemente que começará a exibir anúncios para os seus utilizadores do ChatGPT nos EUA - uma iniciativa que, apesar de ainda se tratar de um teste, pretende diversificar as fontes de receita da empresa.
Conta o Business Insider que, de acordo com estimativas agora partilhadas pelo analista Mark Mahaney da Evercore ISI, a entrada da OpenAI no mercado da publicidade pode transformar a empresa numa ameaça real à Google, que tem na publicidade uma das suas principais fontes de receita.
Mahaney acredita que “é razoável” que, até 2030, o negócio da publicidade poderá render à OpenAI mais de 25 mil milhões de dólares. Significa isto que, com base em números partilhados pela CFO da OpenAI, Sarah Friar, a receita anual da empresa poderá duplicar graças à aposta no mercado da publicidade.
O analista da Evercore nota que o Google e o YouTube geraram perto de 300 mil milhões de dólares em 2025, com a Meta a ficar-se pelos 180 mil milhões de dólares e adianta que, com uma média próxima dos mil milhões de utilizadores mensais do ChatGPT, a OpenAI está numa boa posição para ‘dar luta’ neste mercado.
É importante também sublinhar que, dado que muitos utilizadores partilham dados preciosos com o ChatGPT, os anunciantes poderão estar dispostos a dedicar orçamentos mais avultados para comprarem espaços de publicidade na ferramenta de Inteligência Artificial.
Leia Também: Elon Musk exige receber até 115 mil milhões da OpenAI e da Microsoft














