ONU só presta contas aos seus Estados e "espera chamada" de Trump

  • 19/02/2026

"O que está claro, se se consultar a Carta da ONU, que continua a ser o nosso princípio orientador, é que o trabalho da ONU é supervisionado pelos Estados-membros, através da Assembleia Geral e do Conselho de Segurança", afirmou o porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric, na conferência de imprensa diária.

 

No início da sua intervenção hoje, em Washington, para apresentar o seu Conselho de Paz, o presidente dos EUA informou que, desde a reunião fundacional da sua entidade em Davos, na Suíça, tem "trabalhado muito de perto com as Nações Unidas", e mostrou a sua intenção de conversar com Guterres quando o encontro terminar.

Dujarric indicou que, após ouvir o líder republicano, Guterres entende que "espera uma chamada" da sua parte.

"Da nossa parte, tal como dissemos, trabalharemos e continuaremos a trabalhar pela Junta de Paz em Gaza, tal como foi aprovada e designada de certa forma pelo Conselho de Segurança", acrescentou o porta-voz.

Em janeiro passado, Guterres afirmou que a Junta de Paz é, por agora, "amorfa", e que a apoia "estritamente" no seu trabalho de mediação na Faixa de Gaza.

"O nosso trabalho com a Junta de Paz enquadra-se nessa resolução do Conselho de Segurança", especificou o porta-voz. E acrescentou que na cerimónia do Conselho (ou Junta) de Paz de Donald Trump realizada hoje em Washington "não houve nenhum representante" da ONU, mas que a organização deu informações sobre o seu trabalho humanitário.

Ao primeiro encontro do Conselho de Paz realizado hoje em Washington assistiram líderes e representantes de mais de 40 países, como os presidentes da Argentina, Javier Milei, e do Paraguai, Santiago Peña, bem como o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán.

O republicano Donald Trump insistiu no seu discurso que este Conselho de Paz se encarregará de fortalecer a ONU, que na sua opinião tem um "potencial tremendo", mas reiterou as suas críticas à organização por considerar que esta deveria ter-se envolvido mais na resolução de conflitos do que tem feito até agora.

"Algum dia não estarei aqui. As Nações Unidas serão, creio, muito mais fortes. A Junta de Paz praticamente supervisionará as Nações Unidas e assegurará que funcionem bem", garantiu Trump na primeira reunião da sua entidade, vista por alguns analistas como uma alternativa ao multilateralismo do sistema da ONU.

Leia Também: Conselho da Paz junta quase 50 países na primeira sessão em Washington

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2942217/onu-so-presta-contas-aos-seus-estados-e-espera-chamada-de-trump#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes