ONU regressa a campo com familiares de membros do Daesh

  • 23/01/2026

Depois de inicialmente ter afirmado que a situação de segurança tinha impedido a entrada no campo de Al-Hol, o alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) disse na rede social X que os seus elementos estavam de regresso, acompanhados por funcionários do Governo sírio.

 

Barham Salih, de origem curda-iraquiana, acrescentou que "foi retomada a entrega de mantimentos essenciais, incluindo camiões carregados com pão".

Muitos dos residentes de Al-Hol fugiram esta semana durante o caos instalado na região, e os restantes dispersaram-se pelas vastas instalações, disse a diretora do campo, Jihan Hanna.

O campo albergava 23 mil pessoas, sobretudo mulheres e crianças, tanto sírias como cerca de 8.500 estrangeiras, com exceção das iraquianas, uma vez que a maioria já foi repatriada, de acordo com a diretora em declarações ao Centro de Informação de Rojava, sediada no nordeste da Síria.

Jihan Hanna relatou que o caos começou depois de tribos da cidade de Al-Hol se terem revoltado contra a polícia curda e algumas das forças destacadas para o campo partiram em seu auxílio, o que levou por sua vez os habitantes do campo a rebelarem-se.

Os seus escritórios e os de pelo menos duas organizações não-governamentais foram saqueados e incendiados, numa fase em que decorre a transferência de áreas controladas pelos curdos sírios para as tropas do Governo de Damasco, no âmbito de um acordo frágil destinado a travar os confrontos nas últimas semanas entre as partes.

A situação de descontrolo em Al-Hol levou à retirada das Forças Democráticas da Síria (FDS), lideradas pelos curdos, deixando o campo desprotegido até à chegada das forças de Damasco e alguns residentes aproveitaram este período para fugir.

Ao abrigo do cessar-fogo com as FDS, anunciado no domingo, o exército da Síria anunciou ter assumido também o controlo da prisão de Al-Aqtan, que alberga membros do EI em Raqqa, no norte do país.

Segundo as forças do Governo de Damasco, este é um "primeiro passo" na implementação do acordo com as FDS, após várias semanas de confrontos no norte e nordeste da Síria.

No entanto, desde segunda-feira que os curdos sírios relataram ataques diários à prisão por parte de fações ligadas ao Governo central.

O entendimento estipula a suspensão imediata da ofensiva do exército, a transferência das áreas sob controlo das FDS para a administração central e a integração das instituições e combatentes curdo-árabes no Estado sírio.

A prisão de Al-Aqtan alberga cerca de 2.000 combatentes do EI, muitos dos quais considerados os membros mais perigosos do grupo terrorista, segundo o canal de notícias curdo Rudaw.

Os Estados Unidos, que terminaram o apoio militar às FDS na luta contra a organização terrorista, transferiram 150 prisioneiros do EI para o Iraque na quarta-feira.

Estes prisioneiros estavam detidos numa prisão na província de Al-Hasakah, que se encontrava sob controlo das FDS e que também já passou para as forças governamentais.

No entanto, outros 7.000 podem ser transferidos para instalações iraquianas, de acordo com o Comando Central dos EUA.

Damasco e os curdos sírios tinham assinado um entendimento em 10 de março de 2025 para abrir uma solução para as autoproclamadas zonas autónomas no nordeste da Síria.

Mas este processo, iniciado após a queda do regime de Bashar al-Assad há mais de um ano, no seguimento de uma operação militar de uma coligação rebelde liderada pelo atual Presidente de transição, Ahmad al-Sharaa, não se concretizou.

Numa visita sem precedentes de um líder sírio à Casa Branca, em Washington, Al-Sharaa assinou em novembro a adesão de Damasco à Coligação Global para a Derrota do EI, liderada pelos EUA.

A minoria curda assumiu o controlo de vastas áreas do norte e nordeste da Síria durante a guerra civil no país entre 2011 e 2024, incluindo campos de petróleo e gás.

Leia Também: Exército sírio assume controlo de prisão com detidos do Estado Islâmico

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2925344/onu-regressa-a-campo-com-familiares-de-membros-do-daesh#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes