ONU preocupada com demora dos EUA na atribuição de vistos ao Brasil

  • 15/09/2025

Questionado sobre os relatos feitos pela diplomacia brasileira, de que ainda não teve os vistos atribuídos, o porta-voz de António Guterres, o secretário-geral da ONU, recordou que o Acordo de Sede entre as Nações Unidas e os EUA determina que Washington facilite a viagem de qualquer representante que visite a organização.

 

"Obviamente, é preocupante. Esperamos que os vistos sejam entregues", afirmou Stéphane Dujarric.

O porta-voz de Guterres observou que "ainda há tempo" para a emissão dos vistos, uma vez que o Debate da Assembleia-Geral da ONU só começa na próxima semana.

"Então, esperamos que os vistos sejam aprovados", reforçou Dujarric, numa conferência de imprensa em Nova Iorque.

O Acordo de Sede da ONU diz que autoridades estaduais, federais ou locais não imporão nenhum impedimento ao movimento de representantes dos Estados-membros de ou para a sede central da ONU, em Nova Iorque, independentemente das relações existentes entre os Governos visitantes e o Governo dos Estados Unidos.

O diretor do Departamento de Organismos Internacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil afirmou hoje que os Estados Unidos ainda não concederam novos vistos para a delegação brasileira que vai participar na 80.ª Assembleia da ONU, numa altura de tensões diplomáticas entre os dois países.

"Temos a indicação que ainda não foram concedidos" e que estão em "via de processamento", disse, em conferência de imprensa, Marcelo Marotta Viegas.

Apesar de ser uma decisão "soberana" por parte dos Estados Unidos, a diplomacia brasileira adiantou já ter entrado em "contacto com o Governo norte-americano", até porque a "violação desse acordo é uma violação que os EUA têm com as Nações Unidas".

No final de agosto, os Estados Unidos anunciaram que iriam negar e revogar vistos a membros da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP) e da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) antes da Assembleia-Geral da ONU, quando a França irá defender o reconhecimento internacional de um Estado palestiniano.

Washington argumentou estar a "reafirmar o seu compromisso de não recompensar o terrorismo".

Na sequência desse anúncio, António Guterres defendeu a presença do Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, na Assembleia-Geral, e instou Washington a reverter a decisão.

A 80.ª sessão da Assembleia Geral da ONU (UNGA80) arrancou no passado dia 09, iniciando-se na próxima semana, dia 23, o debate geral de alto nível com o discurso do Presidente brasileiro, Lula da Silva, como habitualmente ocorre.

O Brasil e os Estados Unidos vivem, nos últimos meses, tensões comerciais e diplomáticas sem precedentes iniciadas com a imposição de tarifas de 50% por parte dos EUA a vários produtos brasileiros.

Leia Também: Espanha cancela contrato milionário de armas de projeto israelita

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2854001/onu-preocupada-com-demora-dos-eua-na-atribuicao-de-vistos-ao-brasil#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes