ONU pede desescalada das tensões na região etíope do Tigray

  • 10/02/2026

"Todas as partes devem empreender esforços concertados e contínuos, com o apoio da comunidade internacional, em favor de uma desescalada das tensões antes que seja tarde demais", afirmou Volker Türk, em comunicado.

 

Em janeiro, combates opuseram as tropas federais etíopes a forças do Tigray, na região do mesmo nome, a primeira situação muito preocupante desde o fim da guerra sangrenta, em 2022, nesta região do norte da Etiópia.

Os primeiros confrontos diretos entre o exército federal e as forças do Tigray tinham ocorrido em novembro de 2025 na região vizinha de Afar.

Estas tensões trazem o risco de regresso de um conflito, após a sangrenta guerra que, entre novembro de 2020 e novembro de 2022, opôs o exército etíope às forças das autoridades da região do Tigray, oriundas do Frente Popular de Libertação do Tigray (TPLF, na sigla em inglês), partido que governou a Etiópia durante quase três décadas até à chegada, em 2018, do atual primeiro-ministro, Abiy Ahmed.

"A situação continua extremamente instável e receamos que se deteriore ainda mais, agravando uma situação já precária em termos de direitos humanos e humanitária na região", destacou Türk.

"Ambos os lados devem afastar-se do precipício e esforçar-se por resolver as suas divergências por meios políticos", acrescentou, apelando a que as alegações de graves violações de direitos humanos sejam "objeto de investigações rápidas e independentes, independentemente de quem sejam os autores".

Segundo o Alto Comissário, os confrontos entre o exército federal e as Forças de Segurança do Tigray (TSF, na sigla em inglês) intensificaram-se a 26 de janeiro no Tigray, antes de as TSF se retirarem da zona de Tselemti a 01 de fevereiro.

'Drones', artilharia e outras armas foram utilizados por ambos os lados, segundo a ONU.

"Os civis voltam a encontrar-se, uma vez mais, encurralados pela escalada das tensões, com as TSF e as ENDF [Força de Defesa Nacional da Etiópia] a procederem, segundo informações, a detenções por suposta afiliação ao campo adversário. Isto tem de parar", exigiu Türk.

Leia Também: UE alarmada face à crescente violência em Tigray

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2936586/onu-pede-desescalada-das-tensoes-na-regiao-etiope-do-tigray#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes