ONU lamenta "impunidade" e desrespeito dos EUA pelo direito internacional

  • 19/01/2026

"Estamos a assistir a uma situação de total impunidade. Conflitos que antes eram localizados são agora conflitos em que diferentes entidades se envolvem, criando situações em que é muito difícil encontrar uma solução", lamentou.

 

Guterres disse que a política do Presidente norte-americano, Donald Trump, demonstra "uma convicção clara de que as soluções multilaterais não são relevantes, e que o que importa é o exercício do poder da influência dos Estados Unidos, por vezes desrespeitando as normas do direito internacional".

Na entrevista à estação pública britânica, Guterres reconheceu e reiterou apoio a "várias iniciativas de paz por parte dos Estados Unidos", mas admitiu a falta de influência da ONU na resolução dos mesmos conflitos.

"As grandes potências têm uma influência mais forte. A questão é se essa influência permite um impacto rápido ou se as causas profundas do conflito são resolvidas. E há uma grande diferença entre as duas coisas. Temos muitos cessar-fogos, mas depois a troca de tiros recomeça", salientou.

Na sua opinião, os processos de paz devem ter em conta as causas mais profundas relacionadas com os conflitos, como o desenvolvimento socioeconómico ou os direitos humanos, pelo que um "trabalho aprofundado é essencial e não basta chegar a um acordo rápido".

O antigo primeiro-ministro português, que conclui no final do ano dois mandatos consecutivos à frente da ONU, defendeu o trabalho da organização, apesar dos problemas internos e a falta de financiamento, incluindo na Faixa de Gaza. 

"O problema não são as Nações Unidas, o problema são os Estado-membros", argumentou, a propósito de situações como o uso indevido do veto por parte dos países com assento permanente no Conselho de Segurança (EUA, Rússia, China, França, Reino Unido). 

Guterres identificou não só "um problema de legitimidade e de composição" como o uso do poder de veto "para proteger os interesses dos próprios membros", pelo que defende uma reforma da composição e a limitação do poder de veto "a fim de evitar o tipo de bloqueios que estamos a testemunhar, que são muito difíceis de aceitar e muito difíceis de engolir".

Leia Também: Gronelândia. Governos europeus preparam resposta a Trump

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2922125/onu-lamenta-impunidade-e-desrespeito-dos-eua-pelo-direito-internacional#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes