ONG defende que Maduro responda na Justiça por 25 mortes de detidos

  • 07/12/2025

Numa publicação partilhada nas redes sociais, a organização não-governamental (ONG), considerou que "em 26 anos, o regime transformou as prisões em centros de tortura, onde a sua política é submeter os detidos a tratamentos cruéis, degradantes e desumanos, isolamentos prolongados, sem acesso a defesa privada e qualquer assistência médica".

 

A publicação do Observatório Venezuelano das Prisões foi partilhada no dia em que se soube que o ex-governador do estado de Nueva Esparta, Alfredo Díaz, considerado preso político pela oposição venezuelana, morreu na prisão onde estava detido. De acordo com o governo da Venezuela, Alfredo Díaz morreu vítima de ataque cardíaco.

Para a ONG, o governo de Maduro é "o responsável pelas mortes", de pessoas que "foram detidas de forma arbitrária".

"No Observatório Venezuelano das Prisões perguntamo-nos: em que Governo morreram tantos presos políticos sob custódia do Estado?", lê-se na publicação hoje partilhada.

Os Estados Unidos da América condenaram "a natureza vil do regime criminoso" de Nicolás Maduro, após a morte do ex-governador venezuelano, denunciando as condições em que estava detido "no centro de tortura de Maduro" em El Helicoide, como é conhecida a sede do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (SEBIN), em Caracas.

A declaração norte-americana surge num momento de tensões crescentes entre os Estados Unidos e a Venezuela, após o envio de tropas norte-americanas para o Mar das Caraíbas, alegadamente para combater o narcotráfico. Caracas vê a situação como uma "ameaça" destinada a provocar mudança de regime.

Os líderes da oposição na Venezuela, María Corina Machado e Edmundo González Urrutia, denunciaram um "padrão contínuo de repressão estatal", lembrando que sete presos políticos já morreram na prisão após as eleições presidenciais de 28 de julho de 2024.

Machado e González Urrutia defenderam que a vida e integridade de Alfredo Díaz eram "responsabilidade exclusiva "daqueles que o mantinham arbitrariamente sequestrado" em El Helicoide, e descartaram que a sua morte tenha sido "normal".

Membro do partido Ação Democrática e ex-vereador, Alfredo Díaz foi detido em novembro de 2024 após questionar os resultados das eleições presidenciais, nas quais Nicolás Maduro foi reeleito e que a oposição considerou fraudulentos, e denunciar a crise energética no estado de Nueva Esparta.

Leia Também: EUA condenam "natureza vil" do regime de Maduro após morte de ex-governador preso

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2900942/ong-defende-que-maduro-responda-na-justica-por-25-mortes-de-detidos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes