ONG alertam sobre uma "escalada" de repressão em Cuba

  • 07/02/2026

Ambas as ONGs, em comunicados separados, falaram de detenções arbitrárias, vigilância ilegal e negação de direitos a cidadãos e presos.

 

A Amnistia Internacional expressou a sua "profunda preocupação" perante estes factos, que "se somam a um contexto marcado pela deterioração da saúde e das condições de detenção de várias pessoas presas".

Nesse sentido, Johanna Cilano, investigadora para as Caraíbas da ONG, afirmou nas redes sociais que estas "práticas autoritárias que o Estado cubano está a usar" correspondem a um "padrão sistemático" para "punir e dissuadir qualquer forma de dissidência".

Por outro lado, o OCDH detalhou, no seu relatório mensal sobre a repressão na ilha que, em janeiro, foram detetadas "pelo menos 390 ações repressivas", entre elas "42 detenções arbitrárias e 348 abusos".

"O ano começa com um aumento da repressão em Cuba, devido ao evidente nervosismo do regime após a captura [do presidente da Venezuela] Nicolás Maduro. Ao mesmo tempo que o regime anuncia mais privações e restrições" para a população, sublinhou esta ONG com sede em Madrid.

A Amnistia Internacional recordou, por sua vez, as detenções de ativistas e dissidentes ocorridas em janeiro, como foi o caso de Dagoberto Valdés e Yoandy Izquierdo.

Além da vigilância de outros opositores, como o presidente do Conselho para a Transição Democrática em Cuba (CTDC), Manuel Cuesta Morúa, ou a líder das Damas de Branco, Berta Soler.

No final de janeiro, várias ONG denunciaram uma série de operações policiais para impedir que dez opositores e jornalistas independentes assistissem a um encontro com o embaixador dos Estados Unidos na ilha, Mike Hammer.

Nas últimas semanas, também têm sido conhecidas várias sentenças a pessoas presas por motivos políticos, como a da jornalista independente e intelectual José Gabriel Berrenechea (seis anos de prisão) e a do rapper crítico Fernando Almenares OBDC (cinco anos).

Cuba diz estar disponível para dialogar com EUA sobre

Cuba diz estar disponível para dialogar com EUA sobre "qualquer assunto"

O Presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, afirmou hoje que a ilha está disposta a dialogar com os Estados Unidos sobre "qualquer assunto" para construir uma relação civilizada e mutuamente benéfica entre os dois países.

Lusa | 16:58 - 05/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2934841/ong-alertam-sobre-uma-escalada-de-repressao-em-cuba#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes