Onde estava Markl quando teve AVC? "Não conseguia levantar-me da sanita"
- 26/11/2025
Inesperadamente e para surpresa até de grande parte da equipa do programa "Manhãs da Comercial", Nuno Markl entrou no ar esta quarta-feira, 26 de novembro, na Rádio Comercial, para fazer uma edição única de "O Homem Que Mordeu o cão".
Em direto do Hospital Egas Moniz, onde se encontra internado a recuperar de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
"Estou vivo", começou por dizer o humorista, guionista e radialista, que fez uma atualização sobre o seu estado de saúde.
"Estou bastante melhor. Estou a reaprender a fazer uma série de coisas, nomeadamente a andar. Estou focado", realçou.
"Estou a sentir a minha mão de volta e o meu braço esquerdo. O lado esquerdo do meu corpo meteu férias e tem estado a acordar aos poucos", disse ainda Markl, que sofreu um AVC na última quinta-feira, 20 de novembro.
Onde estava Nuno Markl quando teve AVC? "Não conseguia levantar-me da sanita"
Nuno Markl, de 54 anos, recordou ainda como tudo aconteceu na quinta-feira antes de ser levado de urgência para o hospital.
"Quero começar por agradecer ao meu filho, mais uma vez. Porque se não fosse ele, eu não estaria aqui, foi um orgulho tudo aquilo que ele fez", notou, referindo-se ao facto de ter sido o filho Pedro, de 16 anos, quem ligou para o 112.
Markl começou por explicar que um AVC pode acontecer de várias formas e em vários contextos. "No meu caso foi a coisa mais deprimente que podia acontecer, porque eu estava a fazer cocó."
"Percebi que não conseguia levantar-me da sanita e não conseguia mexer-me e acabei por, penosamente e com as calças meio para cima, meio para baixo, arrastar-me para o chão da casa de banho e aí achei que tinha de chamar o meu filho", contou, enaltecendo o "sangue frio" de Pedro em toda a situação.
Nuno Markl agradeceu ainda a ajuda dos Bombeiros da Parede, que o socorreram e trataram de toda a situação da forma mais humana possível.
O guionista revelou ainda a forma simpática como um dos bombeiros tentou dispersar as atenções dos vizinhos que ao verem o aparato provocado pela ambulância tentavam perceber detalhes. Quando Nuno Markl saiu de casa para a ambulância, o bombeiro em questão gritou: "Calma, calma, é uma dor de dentes".
Nuno Markl está a fazer terapia da fala
Nuno Markl mostrou-se bastante emocionado com as muitas mensagens e gestos de amor que tem vindo a receber desde que foi hospitalizado, mas também focado na recuperação e no regresso ao trabalho.
"Estou a fazer terapia da fala para rapidamente começar a fazer «O Homem Que Mordeu o Cão»", disse, mostrando-se de coração cheio com o momento que acabara de viver na rádio.
Também através das redes sociais, Nuno Markl falou sobre a sua intervenção na rádio e, uma vez mais, agradeceu o carinho que tem vindo a receber.
"Falei na rádio! Eis a minha mesa de «trabalho». Foi uma experiência bastante emocional e lacrimejante (agora sou essa pessoa) mas espero ter dito coisa com coisa. Obrigado a todos os ouvintes que se manifestaram e que bom foi falar com os meus amigos sobre assuntos tão tragicómicos como a quantidade de pessoas que já me viu nu desde que esta aventura começou", pode ler-se na sua partilha.














