Oito em dez europeus apoiam política de defesa comum da UE

  • 12/12/2025

Além disso, 83% acreditam que a União Europeia (UE) deve também reforçar a sua independência económica e diversificar as suas relações comerciais a nível mundial, de acordo com o documento divulgado na quinta-feira.

 

Em matéria de defesa e segurança, o Eurobarómetro, realizado entre 09 de outubro e 05 de novembro de 2025 junto de mais de 26.000 cidadãos da UE, indicou que 79% dos europeus concordariam com uma estratégia comum de defesa -- o segundo número mais alto registado desde 2004, após o recorde obtido no ano passado.

Os europeus acreditam que a ação que teria um impacto mais positivo nas suas vidas a curto prazo é garantir a paz e a estabilidade (selecionada por 42%), seguida da criação de mais oportunidades de emprego (26%), da garantia de abastecimento de alimentos, saúde e indústria dentro da UE (25%) e da gestão da migração ilegal (24%).

Os cidadãos comunitários responderam assim num contexto em que a UE e os seus 27 Estados-membros planeiam aumentar o seu poder militar e a despesa com a defesa até 2030, em resposta à ameaça da Rússia.

De facto, 77% dos inquiridos concordam que a invasão russa da Ucrânia (iniciada em fevereiro de 2022) representa uma ameaça à segurança da UE, e 26% consideram-na o problema mais grave que a UE enfrenta, seguido da imigração (20%), da situação internacional (19%) e da segurança e defesa (18%).

Assim, 57% concordam que a UE financie a compra e o fornecimento de equipamento militar à Ucrânia.

Além da estabilidade geopolítica, os inquiridos demonstraram um forte apoio ao reforço da estabilidade e independência económica da UE, com 83% de apoio em toda a UE.

Neste aspeto, a perceção da situação da economia europeia está dividida, havendo 46% dos europeus a considerá-la positiva, ao passo que outros 46% a consideram negativa.

O Eurobarómetro registou também o maior apoio histórico à moeda comum na UE, com 74% dos europeus a favor de uma área económica e monetária comum.

Em relação à Zona Euro, a sondagem refletiu o segundo resultado mais elevado desde 2004 (82%).

Por último, quanto à perceção de pertença à União Europeia, três em cada quatro inquiridos afirmam que os seus países beneficiaram por serem membros da UE, e quase três quartos dos inquiridos (73%) afirmaram sentir-se cidadãos da UE.

Apesar disso, a perceção sobre o futuro da UE é mais pessimista do que há um ano, com 59% dos cidadãos a manifestarem otimismo (em vez dos anteriores 62%), em contraste com 38% que rejeitam esta visão positiva (em vez dos anteriores 35%).

Leia Também: Portugal apoia empréstimo de reparações e confia em aprovação na UE

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2903360/oito-em-dez-europeus-apoiam-politica-de-defesa-comum-da-ue#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes