Oitavo pagamento do PRR deverá ser aprovado "amanhã"
- 21/01/2026
Com esta aprovação, a taxa de execução do programa passará dos atuais 52% para 61% do total.
"Estamos com uma taxa de execução de 52% que amanhã [quinta-feira] passará para 61%, pois, em princípio, é aprovado o oitavo pedido de pagamento. Quando é aprovado um pedido de pagamento, a taxa de execução sobe", disse o ministro no parlamento.
O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, está hoje no parlamento no âmbito de uma audição sobre reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a requerimento dos grupos parlamentares do PS e do PSD.
No dia 14 de novembro de 2025, Portugal submeteu à Comissão Europeia o oitavo pedido de pagamento do PRR, que integra a comprovação de 22 marcos e metas, a que se juntaram outros 14, que foram submetidos de forma antecipada.
O PRR, que tem um período de execução até 2026, pretende implementar um conjunto de reformas e investimentos tendo em vista a recuperação do crescimento económico.
Além de ter o objetivo de reparar os danos provocados pela covid-19, este plano tem o propósito de apoiar investimentos e gerar emprego.
Leia Também: Acordo na Função Pública assinado: Sindicatos destacam "previsibilidade"













