Oficial: Sporting empresta Rodrigo Ribeiro ao Augsburgo
- 15/01/2026
O Augsburgo anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da manhã desta quinta-feira, que alcançou um acordo com o Sporting tendo em vista a transferência, a título de empréstimo válido até ao final da presente temporada de 2025/26, de Rodrigo Ribeiro.
O entendimento entre ambas as partes contempla uma cláusula de opção de compra cujo valor não foi especificado por nenhuma das partes envolvidas nesta operação. Ainda assim, a imprensa desportiva nacional aponta para um negócio que pode vir a render um encaixe financeiro de até seis milhões de euros aos cofres dos bicampeões nacionais em título.
Natural de Viana do Castelo, o avançado chegou ao Sporting em 2017, proveniente do Alfenense, tendo 'escalado' pelos diversos escalões de formação até se ter estreado pela equipa principal, a 9 de março de 2022, pela 'mão' de Ruben Amorim, que o lançou para o lugar de Islam Slimani, num empate sem golos com o Manchester City.
O minhoto era visto como uma das maiores promessas do emblema verde e branco, mas a verdade é que acabou por nunca conseguir impor-se, ao mais alto nível, limitando-se à participação de leão ao peito a meros 12 encontros (sem qualquer golo ou assistência), o último dos quais a 26 de novembro, no triunfo sobre o Club Brugge, por 3-0.
Esta será, de resto, já a terceira cedência consecutiva pela qual Rodrigo Ribeiro irá passar, após experiências ao serviço de Nottingham Forest (cinco jogos, sem qualquer golo ou assistência) e AVS (um golo ao cabo de 23 encontros), agora, enquanto futebolista dos 15.º classificados da Bundesliga.
"A oportunidade que o Augsburgo me apresentou convenceu-me imediatamente"
Nas primeiras declarações prestadas enquanto reforço do Augsburgo, Rodrigo Ribeiro não se mostrou arrependido da opção: "A oportunidade que o Augsburgo me apresentou convenceu-me imediatamente. Estou a juntar-se a um clube ambicioso, que confia nos jovens jogadores e lhes tá a oportunidade de mostrarem aquilo que valem".
"Quero contribuir nos treinos, melhorando a cada dia que passa, e também fazer a minha parte, para que possamos alcançar os nossos objetivos, esta temporada", prometeu. Já o diretor desportivo, Benni Weber, disse não ter dúvidas de que o jovem avançado irá acabar por colocar em prática todo o potencial que lhe é reconhecido.
"O trajeto que o Rodrigo percorreu, com apenas 20 anos de idade, é impressionante. Ele traz qualidade técnica, dinâmica e ameaça de golo, expandindo as nossas opções no ataque, e, ao mesmo tempo, aumentando a concorrência por esta posição, que é exatamente aquilo de que nós precisávamos", apontou.
"Estamos ansiosos por dar o próximo passo, juntos, com ele", completou. Na Alemanha, Rodrigo Ribeiro irá partilhar balneário com algumas 'caras conhecidas' do futebol português, como é o caso de Ismael Gharbi, avançado tunisino que chegou à WWK Arena no passado verão, proveniente do Sporting de Braga, também na qualidade de cedido.
O Augsburgo tem encontro marcado com o Union Berlim para as 19h30 (hora de Portugal Continental) desta quinta-feira, em 'casa', em jogo a contar para a 17.ª jornada do campeonato alemão, no qual o objetivo primordial passará por colocar um ponto final num ciclo de três 'deslizes' consecutivos.
Leia Também: Sporting procura 'quebrar enguiço' com adversário perfeito em Alvalade













