Oficial: Rafael Obrador não convence Mourinho e é emprestado pelo Benfica
- 19/01/2026
O Benfica oficializou, esta segunda-feira, a saída de Rafael Obrador para o Torino, a título de empréstimo, já depois de ter sido contratado ao Real Madrid no passado verão.
As águias informaram que o contrato de cedência temporária é válido até ao final da presente temporada, incluindo uma opção de compra, por parte do emblema italiano, atual 13.º classificado da Serie A.
O lateral-esquerdo não convenceu José Mourinho, ao ponto de não ter somado qualquer minuto às ordens do experiente treinador, já depois de ter cumprido apenas um jogo sob o comando técnico de Bruno Lage, na reta inicial da temporada, frente ao Tondela (triunfo por 3-0), no passado dia 23 de agosto.
De resto, o jovem internacional espanhol fez praticamente sempre parte dos convocados de ambos os treinadores, mas a verdade é que apenas somou mais minutos na equipa B, na II Liga, diante de Leixões (1-1) e União de Leiria (2-2).
Benvenuto, Rafa pic.twitter.com/YjaP4Hmon4
— Torino Football Club (@TorinoFC_1906) January 19, 2026
Mourinho elogiou Obrador, mas...
Numa altura em que Rafael Obrador tardava em ter minutos, José Mourinho chegou a ser confrontado sobre a falta de aposta no defesa de 21 anos, levando o experiente treinador português a elogiar o "grande potencial" do atleta, apesar da inexistência de oportunidades na equipa principal.
"Se me perguntarem se o Obrador é bom ou mau jogador, digo, sem problema absolutamente nenhum, que é bom jogador, tem potencial, tem coisas a melhorar, mas é um jogador com grande potencial", esclareceu José Mourinho na altura da conferência de antevisão ao jogo com o Estoril (3-1), nas conta da 17.ª jornada da I Liga, realizado no passado dia 3 de janeiro.
Desde então, quando passou a ser fortemente apontado ao campeonato de Itália, Rafael Obrador deixou de fazer das opções de José Mourinho, não tendo sido aposta nas derrotas diante de Sporting de Braga (1-3 na Taça da Liga) e FC Porto (1-0 na Taça de Portugal), bem como na vitória frente ao Rio Ave (0-2 na I Liga). Curiosamente, viaja para um país onde o Benfica jogará, já esta quarta-feira, no terreno da Juventus, em Turim, de olho no top24 da fase de liga única da Liga dos Campeões.
Recorde-se que Rafael Obrador tem contrato válido com o Benfica até junho de 2030, para além de contar com uma cláusula de rescisão fixada nos 50 milhões de euros, pouco tempo depois de ter deixado o Real Madrid.
Antes de chegar à formação dos merengues, o jovem internacional espanhol cumpriu os primeiros passos no Mallorca e, após ter estado nos sub-19 e nos bês dos blancos, foi emprestado ao Deportivo na passada temporada, até rumar à Luz em definitivo, no passado verão.
[Notícia atualizada às 18h35]














