Oficial: Oskar Pietuszewski é reforço do FC Porto
- 07/01/2026
O FC Porto anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da manhã desta quarta-feira, que alcançou um acordo com o Jagiellonia Bialystok tendo em vista a transferência, a título definitivo, de Oskar Pietuszewski, que, aos 17 anos de idade, é já apontado como um dos maiores talentos do futebol polaco.
O avançado assinou um contrato válido até 5 de janeiro de 2029 (e não até 30 de junho, ao contrário do que é habitual), 'blindado' por uma cláusula de rescisão no valor de 60 milhões de euros, tornando-se, assim, no segundo reforço de inverno do plantel às ordens do treinador italiano Francesco Farioli, após Thiago Silva, recrutado a 'custo zero', após o final do vínculo que mantinha com o Fluminense.
À Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a direção liderada por André Villas-Boas fez saber que esta operação envolveu um investimento que pode ascender aos dez milhões de euros, "valor que inclui a remuneração fixa e uma remuneração variável máxima em função do cumprimento de certos objetivos".
O Jagiellonia Bialystok, por seu lado, pode ler-se, "assumirá a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devida a terceiros, e o FC Porto declara que terá encargos com serviços de intermediação de 400 mil euros com esta transação", que tanto deu que falar, ao longo dos últimos dias.
𝐀𝐧𝐨𝐭𝐡𝐞𝐫 𝐝𝐞𝐥𝐢𝐯𝐞𝐫𝐲 𝐟𝐫𝐨𝐦 𝐏𝐨𝐥𝐚𝐧𝐝 🇵🇱
— FC Porto (@FCPorto) January 7, 2026
𝑾𝒆𝒍𝒄𝒐𝒎𝒆, 𝑶𝒔𝒌𝒂𝒓 𝑷𝒊𝒆𝒕𝒖𝒔𝒛𝒆𝒘𝒔𝒌𝒊 #SeguimosJuntos… pic.twitter.com/kgrIFm5YvS
Afinal, quem é Oskar Pietuszewski?
Natural de Bialystok, Oskar Pietuszewski irá passar, aos 17 anos de idade, por aquela que será a primeira experiência 'fora de casa', no FC Porto, onde irá contar com a companhia dos compatriotas Jan Bednarek e Jakub Kiwior, que vão formando uma dupla indiscutível no centro da defesa, desde o passado verão.
A jovem promessa realizou toda a formação ao serviço do Jagiellonia Bialystok, tendo-se estreado pela equipa principal a 29 de agosto de 2024, quando Adrian Siemieniec o lançou para o lugar do norueguês Kristoffer Hansen, na pesada derrota sofrida na Johan Cruyff Arena, perante o Ajax, por 3-0, que ditou a eliminação da Liga Europa.
O avançado (que pode fazer todas as posições do setor mais adiantado do terreno) acabaria por somar quatro golos e duas assistências ao cabo de 54 jogos oficiais, o último dos quais, curiosamente... também nos Países Baixos, no passado dia 18 de dezembro, neste caso, no empate sem golos com o AZ Alkmaar, a contar para a Liga Conferência Europa.
Leia Também: FC Porto 'a banhos' no Algarve antes do Benfica: "É uma oportunidade"













