Oficial: Nani interrompe a reforma e está de volta ao ativo
- 25/01/2026
Nani foi, este domingo, formalmente apresentado como reforço do FC Aktobe, um dos emblemas com maior história do Cazaquistão, graças à conquista de cinco títulos nacionais, duas Supertaças e duas Taças, com o qual assinou um contrato válido até ao final da nova temporada desportiva de 2026.
Em forma de comunicado enviado às redações, a assessoria de imprensa do internacional português acrescenta que este "acordo contempla, ainda, um papel alargado no projeto de desenvolvimento do clube". Acordo esse que foi colocado 'preto no branco' depois de o próprio se ter dado por convencido pelo projeto desportivo que lhe foi apresentado, assim como pelas instalações desportivas que terá ao dispor.
"Estou muito entusiasmado com este novo projeto e com a possibilidade de ajudar a desenvolver o futebol no clube e no Cazaquistão. O FC Aktobe tem excelentes condições e receberam-me muito bem, sinto que juntos podemos trabalhar para elevar o clube, não só no seu país, mas também internacionalmente", afirmou.
Reforma interrompida
Natural da Amadora, Nani cumpriu formação entre Real SC e Sporting, tendo dado o 'salto' para o Manchester United, no verão de 2007, com apenas 21 anos de idade, na sequência de um entendimento que envolveu um investimento próximo dos 25 milhões de euros, e que lhe permitiu experimentar outros patamares.
O internacional português acabaria por permanecer em Old Trafford até 2014, antes de ser emprestado de volta aos leões e, de seguida, vendido ao Fenerbahçe. Daí em diante, seguiram-se 'aventuras' por Valencia, Lazio, Sporting (de novo), Orlando City, Venezia, Melbourne City e Adana Demirspor.
Em 2024, livre de clube, o avançado optou por regressar a 'casa', para representar o Estrela da Amadora, mas a experiência durou menos de meio ano, visto que, em dezembro, após a morte do pai, optou, não só por rescindir o contrato que o ligava aos tricolores, como também por anunciar o final da carreira.
"Chegou a hora de dizer adeus, resolvi terminar a minha carreira como jogador profissional. Tem sido uma viagem incrível e queria agradecer a cada pessoa que me ajudou e me apoiou nos altos e baixos durante uma carreira que durou mais de 20 anos e me deu tantas memórias inesquecíveis. Hora de virar a página e focar-me em novos objetivos e sonhos. Vejo-vos em breve", escreveu, nas redes sociais.
O que tem feito Nani?
Desde este 'pendurar das chuteiras' (que, afinal, não passou de uma pausa na carreira), Nani enveredou por uma série de projetos pessoas, entre eles, a sua própria Academia de Futebol, ao mesmo tempo que completou o curso UEFA A Elite Youth License, certificado de treinador destinado ao desenvolvimento de jovens jogadores.
Além disso, também se envolveu em várias competições extra-futebol, entre eles, um torneio de futebol 7, nos Estados Unidos da América, denominado TST, onde teve a oportunidade de brilhar ao lado de outros nomes consagrados do desporto, como foi o caso de Sergio Aguero ou do próprio Ricardinho, antigo craque do futsal.
Leia Também: Gelson Martins serve 'gelado' em Astana e relança Olympiacos na Champions













