Oficial: Flamengo 'esquece' Artur Jorge e renova com Filipe Luís
- 29/12/2025
O Flamengo anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da manhã desta segunda-feira, que alcançou um acordo com Filipe Luís tendo em vista a renovação do contrato que une ambas as partes, desde o passado ano de 2024, e que terminaria já na próxima quarta-feira, dia 31 de dezembro.
"A renovação simboliza a continuidade de uma história de longa data entre Filipe Luís e o Flamengo. Rubro-negro desde a infância, o treinador construiu uma relação afetiva profunda com o clube, que se fortaleceu dentro de campo, quando defendeu o Manto como jogador, e segue, agora, à beira do relvado, liderando a equipa durante um dos períodos mais vitoriosos da sua história", pode ler-se.
"Com a renovação de Filipe Luís, o Flamengo reafirma sua convicção na continuidade do trabalho desenvolvido, e trabalhará firmemente para que os próximos anos sejam marcados por ainda mais sucesso, crescimento profissional e conquistas", completa a nota rubricada pelos recém-sagrados campeões brasileiros e sul-americanos.
"O desfecho positivo só foi possível porque havia, de ambas as partes, o desejo genuíno de continuidade"
Nas primeiras declarações prestadas após a assinatura do novo vínculo, o diretor executivo do Flamengo, o português José Boto (o principal responsável pela condução deste processo), não escondeu a satisfação para com a manutenção daquela que é uma das 'pedras basilares' do projeto desportivo que esboçou.
"O desfecho positivo só foi possível porque havia, de ambas as partes, o desejo genuíno de continuidade do projeto, além da disposição conjunta para convergir interesses e construir um acordo equilibrado e sustentável, que atendesse aos anseios do técnico, mas também às políticas de governança do clube estabelecidas pelo BAP", afirmou, referindo-se ao presidente dos cariocas, Luiz Eduardo Baptista.
O antigo internacional canarinho, recorde-se, chegou ao Flamengo, no verão de 2019, ainda na qualidade de jogador, na sequência do final do contrato que mantinha com o Atlético de Madrid. Aí se manteve, até 2023, quando optou por 'pendurar as chuteiras', depois de somar quatro golos e nove assistências ao cabo das 176 partidas em que foi utilizado.
Daí em diante, enveredou pela carreira de treinador, comandando as equipas de sub-17 e sub-20, nas quais demonstrou potencial de sobra, de tal maneira que, apenas um ano após o 'adeus' aos relvados, foi escolhido para fazer face à demissão de Tite. Desde então, conquistou uma Taça Libertadores, um Brasileirão, uma Taça do Brasil e uma Supertaça do Brasil.
Artur Jorge estava na calha
O Flamengo dá, desta maneira, por encerrado um dossiê que se prolongou ao longo de largos meses, alegadamente, devido às pretensões financeiras do próprio Filipe Luís, que deixou bem claro o desejo de passar de ser um dos mais mal pagos do campeonato brasileiro para um dos mais bem pagos.
Tal como foi noticiado pelo Desporto ao Minuto, face a esta incerteza, a direção dos cariocas sondou diversas alternativas, como foi o caso de Artur Jorge, que lidera, atualmente, o Al-Rayyan, do Qatar, depois de, no passado ano de 2024, ter conduzido o Botafogo rumo à histórica conquista da Taça Libertadores.
Leia Também: Artur Jorge na calha para provocar 'bomba' no futebol brasileiro













