Oficial: Benfica confirma regresso de Rafa após ano e meio no Besiktas
- 22/01/2026
O Besiktas anunciou, esta quinta-feira, que chegou a um acordo com o Benfica para a ida de Rafa Silva para o clube da Luz, naquele que será um regresso do avançado das águias aos encarnados.
De acordo com o comunicado do clube turco, "foi alcançado um acordo relativo à transferência definitiva do nosso jogador de futebol profissional Rafael Alexandre Fernandes Ferreira da Silva para o clube SL Benfica".
Os encarnados informam, passado algum tempo após a oficialização em vídeo, que o extremo acabou por assinar um contrato até 2028, ficando novamente com o número da camisola que 'deixou' quando saiu do clube da Luz, a 27.
Este é, assim, o segundo reforço de inverno de José Mourinho e do plantel do Benfica, depois de Sidny Cabral também ter reforçado as águias, proveniente do Estrela da Amadora, por uma verba a rondar os seis milhões de euros.
Os valores não foram, até ao momento, anunciados por nenhum dos clubes envolvidos no negócio, pelo que os adeptos das duas equipas ficarão na incerteza sobre os montantes finais da transferência.
Resmi Açıklama | Rafa Silva
— Beşiktaş JK (@Besiktas) January 22, 2026
https://t.co/81fvIId4Q2 pic.twitter.com/saFSZNOHKD
"Eu, basicamente, continuo o mesmo. Saudades de casa, queria voltar para casa. Surgiu uma possibilidade há poucos dias de isso acontecer e foi isso que acabou por acontecer. E estou muito grato por estar aqui e por estar de volta", começou por dizer, em entrevista à BTV.
"Acho que na altura, quando me despedi, disse e falei sobre isso, que me iria custar imenso a minha saída do Benfica. Mas ponderei muito, achei que era um ciclo que eu devia fechar na altura, que estava na minha hora de ir e precisava de outro tipo de aventura, neste caso, para continuar a minha vida. E foi isso que aconteceu", referiu.
O antigo internacional português - que renunciou à seleção nacional lusa - volta assim a uma casa que bem conhece, depois de um ano e meio na Turquia, onde o sucesso desportivo esteve longe daquele que imaginava quando deixou o Benfica, a custo zero, em 2024/25.
O registo de águia ao peito é de 'encher o olho', com 94 golos marcados e 67 assistências nos 326 jogos realizados em todas as competições, colocando uma 'mira' na marca redonda dos 100 tiros certeiros com a camisola do clube encarnado.
A história continua... pic.twitter.com/TwQXs9ctNN
— SL Benfica (@SLBenfica) January 22, 2026
Tempo na Turquia não teve sucesso esperado
A aventura na Turquia ficou, no entanto, longe de ser um sucesso para o antigo internacional português, uma vez que não conquistou qualquer título coletivo ao serviço das águias negras. Rafa Silva até teve um bom desempenho a nível individual, marcando 18 golos e assistiu para outros 12 na primeira temporada, mas nesta segunda época tudo se complicou e acabou de costas voltadas com os dirigentes do clube.
A falta de sucesso desportivo terá levado Rafa a forçar a saída do Besiktas, abdicando de entrar em campo nos últimos dois meses. O jogador luso começou por alegar problemas pessoais, afirmando, posteriormente, ter uma lesão na zona lombar e acabou mesmo por ser alvo de críticas públicas tanto do presidente como do treinador do Besiktas.
No Benfica, Rafa vai tentar recuperar a alegria, bem como o estatuto que tivera na primeira passagem pela Luz, onde foi figura de primeira linha, abrilhantada pelas três I Ligas, três Supertaças Cândido de Oliveira e duas Taças de Portugal.
[Notícia atualizada às 19h45]














