Oficial: Benfica anuncia venda de Ivan Lima com destino à Polónia
- 10/02/2026
O Benfica anunciou, esta terça-feira, a transferência de Ivan Lima para os polacos do GKS Piast Gliwice a título definitivo. O jovem jogador de 21 anos havia sido lançado por José Mourinho na equipa principal, mas estava, atualmente, arredado das suas escolhas. Os valores do negócio não foram revelados.
"O Sport Lisboa e Benfica informa que chegou a acordo com o GKS Piast Gliwice para a transferência, a título definitivo, do jogador Ivan Lima. Trata-se de um novo capítulo para o jovem jogador, depois de 15 épocas de águia ao peito. Um longo trajeto que se iniciou em 2011/12, no escalão de Sub-7, e que se estendeu por todos os patamares de formação do clube, até à equipa B", pode ler-se na nota oficial do Benfica, que prossegue.
"Nesta temporada, o extremo estreou-se pela equipa A do SL Benfica, no jogo frente ao GD Chaves para a Taça de Portugal, somando ainda minutos na Liga Betclic, no Estádio da Luz, diante do Arouca. Nas duas últimas épocas integrou a equipa B das águias, pela qual totalizou 34 jogos. Aos 21 anos, Ivan Lima prepara-se para abraçar um novo capítulo na carreira, e o Sport Lisboa e Benfica endereça-lhe votos de sucesso desportivo e felicidades no plano pessoal", concluem as águias.
Aposta fugaz de Mourinho
Ivan Lima é um produto 100% do Benfica Campus, tendo feito toda a formação no Seixal, chegando à equipa A nesta temporada, já depois da troca no comando técnico que fez regressar José Mourinho como sucessor de Bruno Lage.
O jovem extremo, que tanto pode alinhar na direita como na esquerda, havia sido lançado na Taça de Portugal, na visita ao Desportivo de Chaves (2-0), em jogo da 3.ª eliminatória, entrando para o lugar de Georgiy Sudakov aos 89 minutos, num encontro realizado em outubro de 2025.
Ainda no mesmo mês, Ivan Lima também teve direito a estrear-se em jogos da I Liga e no Estádio da Luz, sendo suplente utilizado na goleada caseira aplicada ao Arouca (5-0), relativa à 9.ª jornada. O jovem português foi aposta de Mourinho aos 76 minutos para render o belga Dodi Lukebakio.
Desde então, Ivan Lima não teve mais direito a oportunidades na equipa principal e estava apenas às ordens de Nélson Veríssimo na equipa B, pese embora com um período de ausência nas últimas duas jornadas.
Ainda assim, o extremo de 21 anos foi utilizado na equipa secundária das águias por 20 ocasiões, fazendo uma assistência.
A realidade do Piast Gliwice
Consumada a saída da Luz, Ivan Lima vai mudar-se de malas e bagagens para a Polónia para vestir a camisola do Piast Gliwice, atual 10.º classificado do máximo escalão daquele país.
Orientado pelo polaco Daniel Mysliwiec, o jovem formado no Seixal vai contar com um compatriota no plantel. Trata-se de Leandro Sanca, também ele extremo de posição e que chegou ao clube no início da temporada.
Sanca tem tido, de resto, utilização regular no Piast Gliwice, acumulando um saldo de dois golos e outras tantas assistências em 23 jogos disputados.
O jogador português de 26 anos, recorde-se, já representou clubes como Desportivo de Chaves, Famalicão, Sp. Braga, Académica ou Belenenses, tento também passado pelos italianos do Spezia.
[Notícia atualizada às 10h25]













