Oficial: Benfica 'amarra' filho (e homónimo) de guarda-redes ex-Sporting
- 23/12/2025
O Benfica oficializou, esta terça-feira, a rubrica de um contrato profissional com Ricardo Batista, filho do conhecido guarda-redes ex-Sporting, atualmente no Casa Pia, precisamente com o mesmo nome.
"É um orgulho enorme assinar este contrato com um grande clube. Estou bastante orgulhoso", começou por confessar o lateral-esquerdo de 16 anos, em declarações à BTV.
"O apoio foi bom. Era o que eu precisava. Tive a minha família sempre comigo, os meus colegas, treinadores, empresários e a coordenação toda. Estou muito feliz, tudo graças a eles que me acompanharam em todos os momentos", agradeceu de seguida.
Vale a pena recordar que o jovem internacional português encontra-se nas camadas jovens do Benfica desde 2020/21, pelo que já está a cumprir a sua sexta época consecutiva de águia ao peito, atualmente ao serviço dos juvenis.
Equipa principal é uma ambição
Com uma subida gradual nos mais variados escalões de formação do Benfica, Ricardo Batista traçou a conquista do campeonato como principal objetivo para a presente temporada, de olhos postos numa chegada à equipa principal do clube da Luz, atualmente sob o leme de José Mourinho.
"O objetivo para esta época é ser campeão, claro. Para isso temos de evoluir, melhorar o que temos de melhorar para conseguirmos, no final desta época, conquistar o título", vincou o jovem atleta.
"As ambições que eu tenho para o futuro são chegar à equipa A, evoluir todos os dias para lá chegar. Trabalhar e estar sempre focado para que um dia chegue lá e dê tudo por este enorme Clube", rematou Ricardo Batista.
De referir que, esta temporada, o defesa de 16 anos leva já 16 jogos somados, com o estatuto de titular indiscutível na equipa de Pedro Faria, numa altura em que o Benfica surge na segunda posição da fase regular do campeonato de juvenis, com 32 pontos, a sete do líder e rival Sporting. Ambos os clubes da Segunda Circular estão bem lançados para o apuramento para a fase de campeão do referido escalão.
O percurso do pai
Ricardo Batista, guarda-redes de 39 anos, regressou a Portugal em 2020, precisamente quando se juntou ao plantel do Casa Pia, ainda nos tempos da II Liga, sendo que foi também nessa altura que viu o seu filho integrar a formação do Benfica.
Antes disso, o experiente guardião angolano já havia passado por clubes portugueses como Vitória FC, Sporting, Olhanense e Nacional, para além das aventuras no Fulham, no Wycombe Wanderers, no MK Dons, em Inglaterra, sem esquecer os angolanos do Clube Recreativo e Desportivo do Libolo e os romenos do Gaz Metan.
Desde que voltou a Portugal, Ricardo Batista leva seis épocas consecutivas ao serviço do Casa Pia, sendo que nas primeiras quatro posicionou-se como titular praticamente indiscutível, porém, tal não tem sido uma realidade nas últimas duas temporadas.















