OE? Carneiro diz que abstenção serve o país. PS "comedido" nas propostas

  • 19/11/2025

Na conferência de imprensa para fazer o balanço da Rota pela Coesão e pelas Pessoas, que percorreu nas últimas duas semanas os distritos de Lisboa e de Setúbal, José Luís Carneiro foi questionado sobre a votação na especialidade do Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), que começa na quinta-feira no parlamento.

 

"Não será no PS que o Governo vai encontrar desculpa, por um lado, para não cumprir, e em segundo lugar, também não vai encontrar no PS a desculpa para se as contas públicas não baterem certo no final do exercício orçamental", salientou.

Assegurando que primeiro está Portugal e só depois o interesse do partido que lidera, o secretário-geral do PS explicou que "neste momento, à luz deste contexto, a abstenção é a votação adequada" para "servir o interesse do país e para que o Governo cumpra os seus deveres".

"Sempre afirmámos que contribuiríamos para a estabilidade política no país, num momento crítico, em que, entre outros deveres, o Governo tem o dever de cumprir a execução do Plano de Recuperação e de Resiliência", enfatizou.

Carneiro considerou que os socialistas foram "comedidos e muito responsáveis" nas propostas de alteração que apresentaram na fase da especialidade e que começam a ser votadas na quinta-feira.

Segundo o líder do PS, as propostas do seu partido "procuram valorizar os rendimentos, particularmente dos cidadãos mais idosos com pensões mais baixas" e também aumentar o rendimento das famílias, com a redução do IVA nos bens alimentares, bem como medidas relativas às pequenas e médias empresas.

"Com sentido de contribuir para a competitividade da nossa economia, para a melhoria dos rendimentos, para o investimento nas políticas sociais e para um compromisso com a justiça social, afirmamos também o nosso pressuposto de responsabilidade orçamental, que é essencial à credibilidade externa do Estado português", enfatizou.

Questionado sobre a legislação laboral, Carneiro confirmou que hoje, a pedido da UGT, o grupo parlamentar do PS se reuniu com esta central sindical - que também teve encontros esta manhã com o Chega e o Livre -, não tendo ainda possibilidade de falar com os deputados, mas enfatizando que as razões para aderir à greve geral "são públicas".

Perante a insistência sobre o pacote laboral, o líder do PS recordou que em 03 de agosto, precisamente numa reunião com a UGT, avisou para "a gravidade das propostas" do Governo, que é de "uma grande desumanidade e coloca em causa valores fundamentais na proteção dos mais jovens, das mulheres trabalhadoras, das famílias e dos mais vulneráveis".

Carneiro escusou-se a comentar a acusação do líder do Chega de que UGT está a ser "fortemente manipulada pelo PS".

Sobre a detenção duas funcionárias de uma unidade de saúde familiar por suspeita de terem inscrito 10.000 imigrantes no SNS, o líder do PS disse que "a administração da Justiça e o cumprimento das regras do Estado de Direito devem aplicar-se a todos, doa a quem doer".

"Quem utiliza a fraude nos serviços públicos deve ser severamente sancionado", apontou.

Carneiro fez um balanço da Rota pela Coesão e pelas Pessoas e alertou para os constrangimentos que encontrou nas várias visitas efetuadas, considerando que "a política de coesão e desenvolvimento não é compatível com a inconstância e com a intermitência". 

"É absolutamente decisivo que o Governo dê continuidade a linhas essenciais de política de coesão e desenvolvimento que tínhamos em curso", sustentou.

O líder do PS anunciou que, na primavera de 2026, o partido irá promover uma grande conferência "no interface do distrito de Setúbal" para aprofundar o diálogo com estas comunidades e trabalhar nas propostas que já têm vindo a ser desenvolvidas nestas áreas. 

[Notícia atualizada às 19h42]

Leia Também: Aumento do suplemento aos antigos combatentes é justo e "responsável"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2891093/oe-carneiro-diz-que-abstencao-serve-o-pais-ps-comedido-nas-propostas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes