Observadores militares russos relatam falhas na rede de satélites Starlink

  • 05/02/2026

"O Starlink está em baixo. Foram desligados durante uma atualização de 'software' e depois restaurados. Agora, serão novamente reativados?", declarou, na quarta-feira, Andrei Filatov, um observador militar com 200 mil seguidores na rede social Telegram, citado hoje pela agência de notícias AFP.

 

A rede de satélites Starlink, detida pela SpaceX do empresário multimilionário Elon Musk, permite aos utilizadores ligarem-se à Internet a partir de qualquer lugar.

Kyiv alegou recentemente que os drones russos estavam a utilizar esta tecnologia para contornar sistemas de interferência eletrónica e atingir alvos com elevada precisão.

No campo de batalha, as unidades russas também utilizam terminais Starlink para comunicações há muito tempo.

No passado fim de semana, Elon Musk anunciou que seriam aplicadas medidas, a pedido da Ucrânia, para bloquear as antenas do sistema Starlink utilizadas pelas tropas russas, que, ao contrário de Kyiv, não estão autorizadas a utilizá-las.

Nos últimos dias, vários observadores militares e correspondentes de órgãos de comunicação social pró-Kremlin (presidência russa) confirmaram que as antenas já não estão a funcionar.

Um influente correspondente militar, Alexander Kots, do jornal russo Komsomolskaya Pravda, afirmou também na plataforma Telegram, na quarta-feira, que um responsável russo lhe disse que o sistema Starlink era "o calcanhar de Aquiles" das forças do Kremlin.

A Rússia não possui tecnologia equivalente.

De acordo com outro observador militar russo, Roman Alekhine, Moscovo tem "provavelmente" apenas uma solução alternativa: fixar cabos de fibra ótica no terreno, um sistema cuja aplicação é muito mais "complexa" e "cara".

"Isto é muito preocupante, especialmente tendo em conta as necessidades de comunicação no terreno", acrescentou Alekhine, na quarta-feira, na rede Telegram.

No domingo, o Ministro da Defesa ucraniano, Mykhailo Fedorov, anunciou a aplicação de um sistema de registo para os terminais Starlink que operam em território ucraniano, especificando que as antenas "não verificadas" seriam desativadas.

Leia Também: Kyiv agradece a Musk medidas para impedir drones russos de usar Starlink

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2933550/observadores-militares-russos-relatam-falhas-na-rede-de-satelites-starlink#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes