Obrigatoriedade do registo de sumários criticada por professores

  • 07/01/2026

A Federação Nacional da Educação (FNE) criticou hoje a tutela por querer que o Estatuto da Carreira Docente obrigue os professores a registar os sumários, considerando que o ministério quer apenas "ter um instrumento de controlo".

 

À saída de uma reunião negocial com o Governo para rever o Estatuto da Carreira Docente (ECD), o secretário-geral da FNE, Pedro Barreiros, saudou "a abertura do ministério" para se aproximar das suas propostas, dizendo haver apenas um ponto de discórdia até agora: o dever de registar os sumários das aulas.

"Só há um aspeto que nos separa do ministério, que é não deixarem cair a obrigatoriedade do registo de sumários a cada aula, com o registo da matéria lecionada e as faltas de alunos", apontou Pedro Barreiros em declarações à Lusa, sublinhando que esse registo já é feito diariamente pelos professores, só não está previsto no ECD.

Para a FNE, o objetivo do ministério é usar os sumários, feitos de forma eletrónica, como "um mecanismo de controlo para perceber as ausências de professores e o seu impacto".

"A avaliação e a análise de alunos sem aulas passarão a ser feitas por este instrumento, que acaba por ser um instrumento de controlo em vez da sua finalidade pedagógica".

Apesar desta critica, a FNE saudou a abertura da tutela para acolher muitas das propostas relativas ao primeiro ponto do ECD, que diz respeito ao "Perfil do Docente, Direitos, Deveres e Garantias".

"Estamos satisfeitos com a evolução positiva das negociações. Nos cinco principais pontos que nos separavam do ministério, houve abertura e acolhimento", disse à Lusa.

Os professores temiam que a revisão do diploma deixasse cair o regime da Carreira Geral de Grau 3 na Função Pública, que se refere às carreiras de técnicos superiores caracterizadas por funções de maior complexidade técnica e especializada.

"No perfil do docente, o ministério acrescenta um ponto que diz que a carreira docente é regulamentada como grau três, ou seja, não vai haver alteração nenhuma ao que já está em vigor", explicou Pedro Barreiros.

Sobre o direito à desconexão, a FNE também considera haver uma melhoria em relação à primeira proposta apresentada em dezembro, uma vez que está prometida uma "alteração para prever o descanso".

A FNE também pedia um reforço da proteção jurídica para as vítimas de agressões, um problema reconhecido pela tutela que defendeu, no entanto, que o assunto deverá ser debatido quando abordarem as questões sobre as condições de trabalho.

Pedro Barreiros lembrou os "variadíssimos relatos de agressões físicas e verbais por parte de alunos e encarregados de educação" que têm chegado ao conhecimento da FNE assim como as "inúmeras ameaças através das redes sociais".

A necessidade de criar travões claros à burocracia também teve o acolhimento do MECI, que também entende que deverá ser abordado mais para a frente, nas negociações, acrescentou Pedro Barreiros.

A reunião com a FNE terminou com a marcação de novo encontro para 14 de janeiro, onde deverá estar presente o ministro da Educação, Fernando Alexandre.

"Nessa reunião, o ministro deverá apresentar as linhas gerais para a segunda etapa sobre o modelo de seleção e recrutamento", revelou.

Depois da FNE, começou uma nova reunião com outros cinco sindicatos de professores -- a FENEI, FEPECI, SIPE, SNPL e SPLIU -- que estão também reunidos com o secretário de estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, a secretária de estado da Administração Escolar, Maria Luísa Oliveira, e a secretária de estado da Administração Pública, Marisa Garrido.

Seguem-se outros cinco sindicatos - ASPL, PRÓ-ORDEM, S.TO.P, SEPLEU e SIPPEB -- e, por fim, a Fenprof.

Leia Também: Nove em cada dez docentes queixam-se de excesso de burocracia

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2915093/obrigatoriedade-do-registo-de-sumarios-criticada-por-professores#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes