Obras da marginal de São Tomé avançadas. "Nível de execução está elevado"

  • 16/01/2026

Américo Ramos falava à imprensa no final de uma visita às obras que contam com financiamento do Governo dos Países Baixos e do Banco Europeu de Investimento.

 

"O objetivo é constatar 'in loco' algumas preocupações em relação ao andamento desta obra, que já se encontra numa fase bastante avançada. Como sabem, nestes últimos doze meses, a obra acelerou-se bastante. O nível de execução está elevado e, prevendo o término da obra já no final do ano, seria bom fazer uma revisão e também perceber algumas reclamações que têm vindo da população", disse Américo Ramos.

O chefe do Governo são-tomense sublinhou que "esta obra foi concebida há algum tempo e o objetivo era diminuir a circulação de transportes e aumentar a ciclovia, dando prioridade à ciclovia e aos passeios", o que motivou a diminuição da largura da faixa de rodagem.

Neste sentido, o primeiro-ministro são-tomense disse que, face ao avançar da obra, não será possível realizar grandes alterações, e as que forem necessárias deverão ser sempre comunicadas aos financiadores.

No entanto, Américo Ramos disse que o Governo suspendeu a construção de um estaleiro à frente de uma capela histórica da capital do país, e decidirá sobre como aproveitar a obra já iniciada em acordo com os financiadores.

Grande parte das críticas ao projeto relacionam-se com a dimensão da faixa de rodagem, as rotundas e os muros de vedação.

Américo Ramos disse que "grandes alterações não podem ser feitas" e assegurou que a empresa construtora tem feito "a adequação e compatibilização de algumas situações", conforme as observações feitas pelo Governo.

Américo Ramos acrescentou que o Governo irá tratar de conceder uma indemnização aos pescadores, uma decisão que considerou de grande urgência.

A primeira pedra para a requalificação e proteção costeira da marginal 12 de julho, em São Tomé, foi lançada em 12 de março de 2024, pelo ex-primeiro-ministro Patrice Trovoada (2022-2025), mas as obras só começaram meses depois envolvendo apenas dois lotes, que vão da zona perto do Hospital até ao cruzamento de São Marçal, perto da Assembleia Nacional.

O projeto da marginal foi concebido em 2017, com um custo inicial estimado de 25 milhões de euros, garantidos através do cofinanciamento por parte do Governo holandês (50%) e 50% em crédito do Banco Europeu de Investimento (BEI), mas o custo elevou-se para cerca de 38 milhões de euros, cujo valor adicional o Governo está a negociar com o Banco Mundial.

Leia Também: Hospital de São Tomé com roturas de medicamentos e falta de água potável

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2920606/obras-da-marginal-de-sao-tome-avancadas-nivel-de-execucao-esta-elevado#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes