Obra de arte belga deixa Vitória SC a sorrir e a sonhar com a Europa
- 02/01/2026
O Vitória SC está de regresso aos triunfos no campeonato português, tendo alcançado, na noite desta sexta-feira, uma importante vitória na receção ao Nacional, por 2-1, num jogo a contar para a 17.ª jornada da I Liga.
Depois de uma derrota caseira (1-4) contra o Sporting e um empate com o Casa Pia, em Rio Maior, na última jornada (2-2), o conjunto liderado por Luís Pinto voltava ao Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, à procura de um triunfo que recolocasse os vimaranenses na corrida pelos lugares europeus, e também para aproveitar o empate do quarto colocado Gil Vicente na receção desta sexta-feira ao Sporting.
Os primeiros 45 minutos no Minho ficaram marcados por um jogo com um ritmo bastante interessante e com várias aproximações às balizas, de parte a parte. Ainda assim, o intervalo chegou com um nulo no D. Afonso Henriques.
O lance mais perigoso deste primeiro tempo pertenceu mesmo ao Nacional, em cima do minuto 32. Após uma excelente trabalho de Paulinho Bóia, Juan Castillo defendeu como conseguiu e na recarga, Jesús Ramírez, que vestiu a camisola do Vitória SC na época passada, enviou por cima, com a baliza deserta.
A segunda parte parecia um retrato fiel do que tinha acontecido na etapa inicial, com um jogo de parada e resposta no Castelo, mas sem golos... até que surgiu um verdadeiro chocolate de Noah Saviolo. Numa tentativa de cruzamento, e após um falhanço incrível de Ndoye, a bola cruzada pelo extremo belga acaba por sair puxada à baliza e Kaique não conseguiu evitar o 1-0 dos vimaranenses à passagem do minuto 70. Foi a estreia a marcar do jovem de 21 anos com a camisola dos minhotos.
O antigo jogador do Lille voltaria a estar em evidência à passagem do minuto 87. Noah Saviolo não foi egoísta e serviu o central vimaranense Rodrigo Abascal, que enviou um remate potente para a baliza do Nacional. O antigo jogador do Boavista também marcou o primeiro tento com a camisola do emblema de Guimarães. Pelo meio, o mesmo Saviolo tinha bisado, mas o segundo tento do jovem foi anulado por posição irregular.
Com o jogo na mão, o Vitória SC correu riscos desnecessários e viu-se a sofrer nos últimos minutos. Após um lance algo confuso, Labidi aproveitou uma defesa errada de Juan Castillo e rematou de forma certeira para o 2-1 em tempo de descontos (90+2'). Apesar de ter tremido nos últimos momentos, o conjunto da casa assegurou o triunfo.
Após este triunfo, o Vitória SC subiu, à condição, ao sexto lugar, com 25 pontos, mais dois que o Famalicão, que tem menos um jogo, e a apenas um do Sporting de Braga, que está no quinto lugar e ainda joga nesta jornada. Já o Nacional é 14.º colocado, com 16 pontos, mais dois que o Arouca, equipa em zona de playoff.














