Obama surpreende veteranos: "Os vossos sacrifícios serão sempre honrados"
- 11/11/2025
O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama surpreendeu esta terça-feira um grupo de veteranos das guerras da Coreia do Sul e do Vietname que viajava para Washington DC para as comemorações do Dia dos Veteranos.
Num vídeo publicado na rede social X, o antigo chefe de Estado partilha as imagens do momento em que, a bordo da aeronave que transportava o grupo, se dirige aos veteranos, agradecendo-lhes o serviço que prestaram ao país.
"Olá a todos", começou por dizer Barack Obama, através do intercomunicador do avião, aos antigos soldados. "No Dia dos Veteranos, eu queria parar por aqui e simplesmente agradecer-vos pelo vosso serviço extraordinário. A vocês, à vossa família - os sacrifícios que todos vocês fizeram para proteger o nosso país, é algo que vai sempre honrado, e estamos imensamente gratos", disse aos veteranos de guerra.
Nas imagens, vários antigos soldados aparecem chocados com o aparecimento do ex-presidente norte-americano: alguns ficam, literalmente, de boca aberta.
Pode ver o vídeo na nossa galeria acima.
"Os sacrifícios que todos vocês fizeram para proteger o nosso país vai ser honrado hoje e todos os dias", acrescentou Obama na descrição do vídeo nas redes sociais.
Ahead of Veterans Day, I was honored to welcome a flight of veterans and their families as they arrived in DC.
— Barack Obama (@BarackObama) November 11, 2025
To all those who bravely served our country, thank you to you and your family for your extraordinary service. The sacrifices that all of you have made to protect our… pic.twitter.com/bXF7DIN7ow
O Dia dos Veteranos nos Estados Unidos celebra, como o nome indica, os soldados que serviram o exército norte-americano. O dia assinala-se a 11 setembro, data que coincide também com as comemorações do Dia da Lembrança, que assinala o fim da I Guerra Mundial.
Os veteranos viajaram para a capital norte-americano através da Honor Flight, uma organização sem fins lucrativos que permite que antigos soldados e as suas famílias visitem os monumentos de CD.
"A participação numa viagem da Honor Flight dá aos veteranos a oportunidade de partilhar este momento importante com outros camaradas, recordar os que faleceram e partilhar as suas histórias e experiências com outros veteranos. Os veteranos homenageados viajam sempre gratuitamente, graças às generosas doações à nossa organização", pode ler-se no site da Honor Flight.
Segundo a mesma página, a organização já permitiu que mais de 300 mil veteranos voassem até DC ao longo dos últimos 20 anos.
Leia Também: EUA deviam revalidar acordo de redução de armas nucleares, diz Lavrov













