Obama garante que extraterrestres "são reais", mas "não estão na Área 51"
- 15/02/2026
O antigo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, garantiu que os extraterrestres "são reais", mas ressalvou que "não há nenhuma instalação subterrânea" na famosa Área 51.
"São reais, mas não os vi. Não estão na Área 51. Não há nenhuma instalação subterrânea – a menos que exista uma enorme conspiração e tenham escondido isso do presidente dos Estados Unidos", disse o ex-chefe de Estado, em entrevista ao youtuber e podcaster Brian Tyler Cohen.
Questionado quanto à primeira pergunta que fez quando assumiu o cargo, Obama brincou: "Onde é que estão os extraterrestres?"
Note-se que a Área 51 é uma instalação militar da Força Aérea dos Estados Unidos localizada em Groom Lake, no sul do Nevada.
O complexo militar "não é acessível ao público e está sob vigilância 24 horas por dia", sendo que, de acordo com a Enciclopédia Britânica, "os funcionários da Área 51 chegam às instalações de avião".
"Viajam através de um terminal restrito no Aeroporto Internacional McCarran, num dos vários aviões não identificados autorizados a voar pelo espaço aéreo. Para aumentar o sigilo, as imagens de satélite da instalação foram censuradas até 2018", complementou.
I asked @BarackObama if aliens are real. pic.twitter.com/ZPw5zT9PfD
— Brian Tyler Cohen (@briantylercohen) February 14, 2026
Hoje em dia, a Área 51 é visível no Google Maps. Ainda assim, a sua única utilização confirmada é enquanto centro de testes de voo. Como é que os extraterrestre entraram na equação? A explicação remonta a 1989, quando Robert Lazar anunciou ter trabalhado com tecnologia extraterrestre no complexo.
O homem contou ao jornalista George Knapp ter visto fotografias de autópsias de alienígenas dentro das instalações, a quem garantiu que o governo norte-americano fazia uso das mesmas para examinar naves alienígenas recuperadas. Apesar de Lazar ter sido desmentido, as suas alegações geraram um verdadeiro tsunami de teorias da conspiração governamental, a maioria das quais sobre a vida extraterrestre.
"De acordo com a CIA, os voos de teste do U-2 e de aeronaves militares subsequentes são responsáveis por muitos dos avistamentos de OVNIs na área. Não há evidências de contacto extraterrestre na Área 51 ou em qualquer outro lugar", frisou a mesma fonte.
Obama reage a vídeo racista partilhado por Trump: "Há uma espécie de palhaçada a acontecer"
Na mesma entrevista, que foi divulgada no sábado, Obama reagiu ao vídeo de teor racista partilhado pelo atual chefe de Estado do país, Donald Trump, tendo considerado que o comportamento do magnata é "profundamente preocupante" e que "não parece haver vergonha".
Nas imagens, tanto o ex-presidente como a mulher, Michelle Obama, são retratados como macacos. Interpelado pelo podcaster, o democrata apontou ser "importante reconhecer que a maioria do povo norte-americano considera esse comportamento profundamente preocupante".
"É verdade que isso chama a atenção. É verdade que é uma distração mas, quando viajo pelo país, encontro pessoas que ainda acreditam na decência, na cortesia, na gentileza", disse.
Ainda que não tenha mencionado Trump diretamente, Obama indicou que "há uma espécie de palhaçada a acontecer nas redes sociais e na televisão", sendo que, na sua ótica, "não parece haver qualquer vergonha nisso entre as pessoas que costumavam achar que era preciso ter algum tipo de decoro, sentido de decência e respeito pelo cargo".
"Isso perdeu-se", afirmou.
Recorde-se que o vídeo, que foi publicado a 6 de fevereiro na rede social Truth Social, foi removido algumas horas depois, no rescaldo da onda de críticas que se seguiu. As imagens eram, na sua maioria, atribuídas ao portal ultraconservador Patriot News Outlet, prendendo-se com a alegada manipulação das eleições de 2020 - em que o democrata Joe Biden derrotou Trump, que concorria a um segundo mandato - que o republicano tem vindo a denunciar, sem qualquer prova.
Aos 59 segundos, o vídeo é interrompido por uma animação que mostra os rostos dos Obama, o primeiro casal afro-americano da presidência norte-americana, estampados em dois macacos, antes de retomar o conteúdo original.
Leia Também: Obama condena comportamentos do ICE dignos de "países autoritários"













