Obama esclarece comentário sobre aliens: "Não vi qualquer prova. Mesmo!"
- 17/02/2026
Depois de ter garantido, sem reservas, que os extraterrestres "são reais", o antigo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama veio esclarecer as suas próprias declarações.
Foi numa publicação no Instagram, numa descrição por baixo do mesmo clipe que se tornou viral, que Obama escreveu: "Estava a tentar manter o espírito da ronda rápida, mas já que isto ganhou atenção, deixem-me esclarecer".
"Estatisticamente", começou por explicar o antigo presidente, "o universo é tão vasto que as probabilidades são boas de existir vida algures por aí", considerou. "Mas as distâncias entre sistemas solares são tão grandes que as hipóteses de termos sido visitados por alienígenas são reduzidas".
Obama fez ainda questão de deixar claro - como, aliás, também tinha feito no podcast onde inicialmente falou sobre o assunto - que nunca viu "qualquer prova" da existência de aliens enquanto ocupou a Casa Branca.
"Eu não vi qualquer prova durante a minha presidência de que extraterrestres tenham feito contacto connosco. Mesmo!", assegurou.
As afirmações inicial do antigo presidente norte-americano surgiram numa entrevista ao youtuber e podcaster Brian Tyler Cohen, partilhada no sábado, dia 14 de fevereiro.
No final do segmento com perguntas em "formato relâmpago", Cohen começou por questionar: "Os alienígenas são reais?".
Obama respondeu, perentório: "São reais, mas eu não os vi. E não estão a ser mantidos na Área. Não há nenhuma instalação subterrânea, a menos que exista uma enorme conspiração e a tenham escondido do presidente dos Estados Unidos", brincou.
Logo de seguida, o youtuber questionou qual foi a "pergunta à qual quis ter resposta quando se tornou presidente". Obama, ainda no espírito extraterrestre, respondeu a rir: "Onde estão os aliens?"
De onde vem a teoria de que há aliens na Área 51?
A Área 51 é uma instalação militar da Força Aérea dos Estados Unidos localizada em Groom Lake, no sul do Nevada.
O complexo militar "não é acessível ao público e está sob vigilância 24 horas por dia", sendo que, de acordo com a Enciclopédia Britânica, "os funcionários da Área 51 chegam às instalações de avião".
"Viajam através de um terminal restrito no Aeroporto Internacional McCarran, num dos vários aviões não identificados autorizados a voar pelo espaço aéreo. Para aumentar o sigilo, as imagens de satélite da instalação foram censuradas até 2018", complementa-se.
Hoje em dia, a Área 51 é visível no Google Maps. Ainda assim, a sua única utilização confirmada é enquanto centro de testes de voo. Como é que os extraterrestre entraram na equação? A explicação remonta a 1989, quando Robert Lazar anunciou ter trabalhado com tecnologia extraterrestre no complexo.
O homem contou ao jornalista George Knapp ter visto fotografias de autópsias de alienígenas dentro das instalações, a quem garantiu que o governo norte-americano fazia uso das mesmas para examinar naves alienígenas recuperadas. Apesar de Lazar ter sido desmentido, as suas alegações geraram um verdadeiro tsunami de teorias da conspiração governamental, a maioria das quais sobre a vida extraterrestre.
"De acordo com a CIA, os voos de teste do U-2 e de aeronaves militares subsequentes são responsáveis por muitos dos avistamentos de OVNI na área. Não há evidências de contacto extraterrestre na Área 51 ou em qualquer outro lugar", frisou a mesma fonte.














