O último adeus a Anita Guerreiro: Detalhes do funeral da fadista

  • 09/12/2025

As cerimónias fúnebres da atriz e fadista Anita Guerreiro decorrem hoje entre as 18:30 e as 22:00, na Basílica da Estrela, em Lisboa, e o funeral acontece na quarta-feira, disse hoje à Lusa fonte próxima da artista.

 

O funeral da criadora de "Cheira bem, Cheira a Lisboa" decorrerá na quarta-feira para o cemitério do Alto de S. João, também em Lisboa, e será precedido de uma missa de corpo presente, pelas 16:30, naquela Basílica, acrescentou a mesma fonte.

Anita Guerreiro, morreu no domingo, aos 89 anos, durante o sono, na Casa do Artista, onde residia e continuou a cantar desde 2018.

A fadista, que se tornou conhecida do público através do concurso radiofónico "Tribunal da Canção", deu voz a fados e marchas emblemáticos, como "Lição de Amor", "O fumo do meu cigarro" e "Cheira bem, cheira a Lisboa".

Bebiana Guerreiro Rocha nasceu em Lisboa, na freguesia dos Anjos, em 13 de novembro de 1936, e começou a cantar aos 7 anos entre familiares e amigos na coletividade Sport Clube do Intendente, no bairro onde nasceu.

Em dezembro de 1952, concorre ao "Tribunal da Canção", um passatempo radiofónico do programa "Comboio das Seis e Meia", na época um enorme sucesso.

O produtor do programa, Marques Vidal, surpreendido com a qualidade da sua prestação retirou-a do concurso e fê-la estrear-se no Café Luso com o nome artístico Anita Guerreiro.

O fado "Cheira a Lisboa", estreado em 1969 na revista "Peço a Palavra", no Teatro Variedades, foi um dos maiores sucessos da fadista nos tempos áureos do Parque Mayer, segundo especialistas do Teatro.

Afastada por uns tempos dos palcos, e tendo residido no estrangeiro onde continuou a cantar fado atuando na Europa, Estados Unidos e Canadá, Anita Guerreiro voltaria às tábuas e 1982, na revista "Há... mas são verdes", no Teatro Variedades.

Na televisão participou em algumas telenovelas e séries portuguesas, como "Primeiro Amor", (1995), "Roseira Brava" (1996), "Uma Casa em Fanicos" (1998), "A Loja do Camilo" (1999), "Nunca Digas Adeus" (2001), "Os Batanetes" (2004), e "Sentimentos", em 2009, com uma ingressão, pelo meio, no cinema, numa interpretação no filme "Morte macaca", de Jeanne Waltz.

Em 2004, por ocasião da comemoração dos seus 50 anos de carreira, a Câmara Municipal de Lisboa atribui-lhe a Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro.

Pertenceu, até 2019, ao elenco da casa de fados "O Faia", no Bairro Alto.

"Calou-se a voz, mas fica para sempre o legado desta grande Senhora da cena artística portuguesa. Descanse em paz, querida Anita Guerreiro", escreveu a Casa do Artista na sua página oficial na rede social Facebook.

Leia Também: "Partiu como queria, durante o sono. Só queria ser milionária ou fadista"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/fama/2901542/o-ultimo-adeus-a-anita-guerreiro-detalhes-do-funeral-da-fadista#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes