O truque escandinavo para pôr fim à humidade em casa. É simples e eficaz
- 18/12/2025
Humidade e bolor são dois dos inimigos que pode ter em casa nesta altura do inverno. Pode acabar por ficar com as paredes com uma tonalidade mais escura e até ganhar mau cheiro. Existem várias soluções que pode colocar em prática para pôr fim a este problema em casa.
A revista Kobieta partilhou um truque escandinavo que promete ser perfeito para finalmente ter descanso em casa e respirar um ar mais puro. O melhor de tudo é que não precisa de ir comprar nada e gastar mais dinheiro.
Explicam que pode arejar bem a casa para evitar que a humidade seja uma realidade. Arejar com frequência, mesmo com temperaturas mais baixas. Acaba por ser uma forma de conseguir também melhorar a sua qualidade de vida.
O truque para acabar com a humidade em casa
Anna Christian é adepta deste método e num vídeo partilhado nas redes falou que costuma arejar a casa para conseguir reduzir a humidade e o consequente bolor em casa. “Embora possa parecer contraditório, arejar a casa no inverno traz um triplo benefício para a saúde. Primeiro, melhora a qualidade do ar, eliminando o excesso de umidade, que favorece o crescimento de mofo”, começa por dizer
Depois, por outro lado, permite a entrada de ar fresco, para que sinta a casa mais limpa. Por fim, ajuda a reduzir o risco de problemas de saúde que possam estar associados á humidade.
Leia Também: O seu chão de madeira vai agradecer se seguir este truque no inverno
“Abrir as janelas regularmente permite a troca de ar dentro de casa, o que reduz os níveis de humidade e limita o crescimento de mofo. O ar fresco e seco do exterior substitui o ar quente e húmido do interior, o que evita a condensação nas paredes e janelas. Como resultado, sua casa torna-se um lugar mais saudável para se viver e o risco de problemas de saúde causados por mofo é significativamente reduzido”, continua.
Tem bolor em casa? Saiba o que pode acontecer ao seu corpo
Se encontrar bolor e mofo em casa, o melhor é tratar da questão o quanto antes. A verdade é que pode estar a pôr em perigo a sua saúde. Ao jornal Metro, vários especialistas revelaram o que pode acontecer ao seu corpo.
Problemas respiratórios e reações alérgicas são algumas das questões com que se deve preocupar. "Se tem um problema pulmonar, como asma ou doença pulmonar obstrutiva crónica, o mofo também pode piorar os seus sintomas e levar a um ataque ou surto de asma, que pode ser fatal", revela Erika Radford, do Asthma + Lung UK.
"A humidade e o mofo também podem aumentar o risco de outras coisas que podem piorar a sua condição pulmonar, como infeções no peito, constipações e gripes."
"Pode resultar no aparecimento ou aumento de espirros, olhos vermelhos ou erupções cutâneas. Pode ainda ter um impacto considerável no estilo de vida de uma pessoa, como problemas de sono, e perturbar a sua qualidade de vida", conta o farmacêutico Abbas Kanani.
Mais especificamente no caso dos homens, o bolor "poderá trazer implicações ao baixar os níveis de testosterona, que podem causar disfunção erétil." Já no que diz respeito às mulheres, pode levar a “aumento de peso, diminuição da libido e alterações de humor.”














