O tipo de queijo que até pode fazer bem aos seus dentes
- 08/12/2025
Por esta podia não estar à espera e são motivos para sorrir. Existe um tipo de queijo que pode ser benéfico para a sua saúde oral. Sim, é verdade. Os seus dentes podem agradecer que o consuma mais vezes. Saiba o que dizem alguns dentistas.
A revista Parade falou com três dentistas e a resposta foi unânime. Explicam que o melhor queijo para a saúde oral é o cheddar. "O queijo é um dos poucos alimentos que possui um benefício claro e comprovado para a saúde oral", explica Sandip Sachar.
O melhor queijo para a saúde dos dentes
Revelou que este tipo de queijo pode ajudar a reduzir a acidez da boca e até estimular a produção de saliva, dois pontos que trazem vantagens para a sua saúde oral. "A saliva eleva naturalmente o pH da boca, neutraliza os ácidos provenientes de alimentos e bebidas, bem como o ácido produzido pelas bactérias orais. Uma menor acidez na boca reduz a erosão do esmalte e ajuda a prevenir as condições que permitem a proliferação de bactérias", continua.
Catrise Austin é da mesma opinião. Aponta que a produção de saliva ajuda a reduzir o risco de cáries em cerca de 20%. Desta forma, assume que o consumo de cheddar pode vantajoso para si.
“O queijo cheddar também fortalece o esmalte dos dentes. Contém minerais essenciais como cálcio e fósforo, que ajudam a fortalecer e o esmalte.” Também Fatima Khan revelou que se trata de um queijo que melhora a saúde dos seus dentes e não só.
“A caseína pode formar uma barreira protetora sobre o dente, o que protege ainda mais o esmalte. Ajuda a prevenir cáries e sensibilidade. Um esmalte mais forte é importante para a função e o desgaste normal”, explicou a dentista.
E o pior queijo para a saúde intestinal?
"Embora alguns queijos não sejam ideais para a saúde do coração, outros podem influenciar a microbiota do estômago e dos intestinos", conta a gastroenterologista Ekta Gupta à revista Parade.
Revela ainda que existem algumas opções que podem levar ao aumento de peso e levar a uma alta ingestão de sal, o que afeta os rins e até leva à inflamação em geral. A moderação é sempre a chave uma vez que "o queijo processado possui algum valor nutricional, é fonte de cálcio, proteína e algumas vitaminas", continua a gastroenterologista.
"Opções altamente processadas e com alto teor de sal são as piores. Isso inclui o queijo ralado e até fatias de queijo que sejam aromatizadas de algum forma", diz Ekta Gupta.
"Quando se trata de saúde intestinal, queijos processados, como o queijo americano [ou queijo fundido] estão entre as piores opções. São ricos em gorduras saturadas, sódio e emulsificantes, que podem alterar o microbioma intestinal e contribuir para inflamação e inchaço", explica Ritu Nahar.
O pior queijo para quem tem colesterol elevado
Quem costuma ter os valores de colesterol elevados, deverá ser cuidado com o consumo de um queijo em específico. É dos piores que pode ter em casa.
A dieta acaba por ser um dos pontos a ter em conta. Alguns podem ser consumidos com moderação. "O queijo é rico em gordura saturada, o que pode aumentar o colesterol mau", começa por dizer à revista Parede, a dietista Keri Gans.














