"O Sporting vai ser sempre especial na minha vida"
- 29/12/2025
Mateus Fernandes confessa, em entrevista à DAZN, que continua a acompanhar, com particular atenção, o Sporting, clube no qual completou formação, e do qual se despediu, no verão do passado ano de 2024, quando foi vendido ao Southampton, a troco de uma verba na ordem dos 15 milhões de euros, que pode vir a ascender aos 20 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos.
"Infelizmente, os jogos não dão em direto, aqui, na televisão, mas, como é óbvio, acompanho, literalmente, todos os jogos do Sporting, pelas apps e pelos resumos. De vez em quando, acompanho também o Estoril, quando tenho tempo, e o Arouca, devido ao mister Vasco Seabra, mas sem dúvida que sim, tento acompanhar sempre os jogos do Sporting, que, lá está, como eu disse, é o clube pelo qual, desde bebé, sou apaixonado", começou por afirmar.
"Esta parte de adepto puxa sempre para o lado do Sporting, portanto, é um clube que vai ser sempre especial na minha vida, e vou sempre tentar acompanhar ao máximo. Onde quer que eu esteja, vai estar o Sporting também", acrescentou, num curto trecho partilhado, esta segunda-feira, pela plataforma de 'streaming', nas redes sociais.
"Acompanho todos os jogos do Sporting CP" ️ Mateus Fernandes na resposta à 'Pergunta Fora de Jogo' 🟢️#DAZNPremier pic.twitter.com/F62IxB9Zfl
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) December 29, 2025
Do Sporting à Premier League
Natural do Algarve, Mateus Fernandes completou formação no Olhanense, tendo-se mudado para o Sporting, no verão de 2016, com apenas 12 anos de idade. Daí em diante, 'subiu a pulso' pelos vários escalões de formação, até que, na temporada de 2022/23, teve a primeira oportunidade de se mostrar ao mais alto nível.
O internacional sub-21 português foi lançado em campo pelo compatriota Ruben Amorim, a 22 de outubro de 2022, no triunfo conquistado sobre o Casa Pia, por 3-1, para o lugar de Manuel Ugarte, jogador que, aos dias de hoje, também vai 'dando cartas', na Premier League, mas com a camisola do Manchester United.
O médio acabaria, no entanto, por disputar apenas dez jogos oficiais de leão ao peito (ao cabo das quais somou um golo e uma assistência), com um empréstimo ao Estoril pelo meio, onde acabaria por dar nas vistas, sendo utilizado por Vasco Seabra num total de 35 partidas, em todas as competições.
Sem conseguir 'pegar de estaca', nos bicampeões nacionais em título, Mateus Fernandes acabou por mudar-se, em 2024 para um Southampton que não conseguiu evitar a despromoção ao Championship (o segundo escalão do futebol inglês), pelo que, apenas um ano depois, foi transferido para o West Ham, por perto de 45 milhões de euros.
No Estádio Olímpico de Londres, tem vindo a usufruir do estatuto de titular indiscutível, sob as ordens do também luso Nuno Espírito Santo, mas, no plano coletivo, o cenário não é tão favorável, uma vez que a crise de resultados desportivos 'mergulhou' os hammers no 18.º lugar da Premier League, imediatamente abaixo da 'linha de água'.
Leia Também: Nuno Espírito Santo arrisca ser despedido pela segunda vez em três meses













