O segredo para os brócolos ficarem verdinhos após serem cozidos
- 13/02/2026
Muitas vezes, após cozidos, os brócolos tendem a perder a sua cor verde mais viva. No entanto, conforme destaca o jornal Metrópoles, há um truque infalível que não só mantém o tom original deste vegetal, como intensifica o sabor: acrescentar limão ao cozimento.
Conforme a nutricionista Cibele Santos afirmou ao jornal, esta fruta não é apenas um tempero, mas também um agente químico natural atua a nível nutricional e gastronómico.
"O brócolo é uma excelente fonte de ferro, mas o ferro de origem vegetal precisa de um meio ácido para ser melhor absorvido pelo nosso organismo. O limão cumpre esse papel perfeitamente", explicou.
Como cozer brócolos na perfeição: um passo a passo
- Aqueça a água: antes de ferver, esprema o sumo de meio limão (ou inteiro se a dose for maior) diretamente no tacho;
- Adicione os brócolos apenas quando a água estiver a ferver. O tempo ideal de cozedura varia entre os 3 e os 5 minutos. O objetivo é que fique com uma textura crocante, mas sem oferecer resistência à mordida;
- De maneira a interromper o processo de cozimento alguns chefs aconselham a passar os brócolos por água gelada assim que são retirados do tacho.
Os brócolos fazem bem à saúde! 7 benefícios
Os brócolos trazem diversos benefícios à saúde. O website Terra destaca 7.
1. Fortalece o sistema imunológico
O brócolo contém betacaroteno que é convertido em vitamina A no corpo. Este é um nutriente que ajuda a manter as barreiras mucosas, como a pele e os revestimento dos tratos respiratório e digestivo.
É também rico em vitamina C, um antioxidante fundamental para o sistema imunológico.
2. Melhora a digestão
O brócolo ajuda a melhorar a digestão, uma vez que é uma fonte de fibras, favorecendo desta forma o trânsito intestinal.
3. Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue
Tendo em conta o seu baixo índice glicémico, o brócolo faz com que os alimentos sejam digeridos e absorvidos mais lentamente, levando a um aumento gradual dos níveis de glicose no sangue.
4. Ajuda a regular a pressão arterial
Uma vez que contêm um elevado nível de potássio, os brócolos ajudam a reduzir a pressão alta, pois esta substância ajuda a relaxar as paredes dos vasos sanguíneos.
5. Protege a saúde da visão
O brócolo é uma fonte de luteína e zeaxantina, dois antioxidantes carotenoides que ajudam a proteger os olhos dos danos causados pela luz azul e radiação ultravioleta.
6. Previne problemas nas articulações
A vitamina K presente no brócolo desempenha uma papel importante na saúde dos ossos e articulações, uma vez que ajuda na mineralização ósseo, reduzindo o risco de osteoporose e fraturas.
7. Combate o envelhecimento
Sendo rico em antioxidante, como a vitamina C e E e o betacaroteno, o brócolo desempenham um papel importante na prevenção do envelhecimento da pele.














