O rumor da semana: Será Luís Guilherme a escolha certa para o Sporting?
- 28/12/2025
O nome de Luís Guilherme é o mais recente na lista de alvos do Sporting para o mercado de inverno, que está prestes a abrir. O extremo brasileiro de 19 anos agrada aos responsáveis leoninos, que já terão arrancado com os primeiros contactos informais junto do West Ham.
No entanto, o eventual negócio com os hammers adivinha-se complicado, pelo simples facto de o clube inglês não querer libertar, a título definitivo, o ex-Palmeiras.
A tarefa de Frederico Varandas e companhia será, por isso, a de tentar convencer o West Ham, durante o mês de janeiro, mas, mais uma vez, Rui Borges terá de ter muita paciência na hora de aguardar pelo desejado extremo - que já quis no verão e que não chegou a ter.
Será que o Sporting vai aproveitar, de facto, o mês de janeiro para conseguir contratar um extremo que havia falhado no verão? E será Luís Guilherme o jogador certo para se impor em Alvalade? O Desporto ao Minuto analisa os prós e contras deste rumor.
Por que pode acontecer?
Falhadas as contratações de Yeremay Hernández e de Jota Silva (que chegou a assinar, mas já fora do tempo), a direção do Sporting terá de centrar baterias na chegada de um extremo, até porque, agora, existe uma maior necessidade, provocada pela ausência de Geny Catamo, que está ao serviço de Moçambique, na Taça das Nações Africanas (CAN), e pelas lesões de Pedro Gonçalves e Geovany Quenda.
Nesse sentido, Luís Guilherme parece ser um extremo que encaixa no perfil desejado: rápido, com vertigem, sem medo de um duelo individual, com capacidade de cruzamento e sem receio de utilizar o pé contrário.
Ocupando a ala direita, Luís Guilherme também pode jogar no corredor contrário, o que também garante a polivalência tantas vezes apreciada pelo treinador.
Para lá dos argumentos dentro de campo, o jogador de 19 anos natural de Aracaju também terá mostrado vontade de se mudar para o Sporting, até porque a utilização no West Ham é escassa - apenas 18 jogos em duas épocas.
Por que pode não acontecer?
Em primeiro lugar, o West Ham não tem vontade de vender, neste momento, Luís Guilherme, salvo alguma oferta demasiado tentadora. A SAD do Sporting estará disposta em ir até aos 18 milhões de euros, valor que o clube inglês irá considerar, à partida, insuficiente para libertar um jogador que consideram ter margem de evolução.
Qualquer clube da Premier League reúne argumentos financeiros capazes de rivalizar com os clubes grandes de Portugal e o West Ham não é exceção. Perante isto, a negociação com os hammers será sempre muito difícil, uma vez que o clube agora orientado por Nuno Espírito Santo também não vai vender por menos do que aquilo que investiu no verão de 2024: 23 milhões pagos ao Palmeiras.
Um empréstimo será sempre um cenário possível, mas a inclusão de uma cláusula de compra será sempre um entrave para um acordo entre as partes.
Por outro lado, a SAD do Sporting também terá de ter em conta se o preço não pode ser demasiado elevado em comparação com outros jogadores da mesma idade. É certo que Luís Guilherme tem qualidade, mas jogar na Premier League é sinónimo de inflação.
Todas as semanas, o Desporto ao Minuto apresenta-lhe uma nova edição da rubrica 'O rumor da semana', que pretende analisar, ao detalhe, as circunstâncias em torno dos mais badalados negócios do mercado de transferências.
Leia Também: O rumor da semana: Será De Vrij o sucessor de Otamendi no Benfica?













