O rumor da semana: Poderá Bernardo Silva regressar mesmo ao Benfica?
- 14/09/2025
João Noronha Lopes surpreendeu, esta semana, tudo e todos, ao fazer saber que já terá em mãos um princípio de acordo para que Bernardo Silva regresse ao Benfica, já no mercado de transferências de inverno, caso venha a ser eleito presidente do clube, nas eleições agendadas para o próximo dia 25 de outubro.
"Sim, confirmo que há um contrato à espera de Bernardo Silva. E quero muito trazer o Bernardo já em janeiro. Personifica tudo aquilo que eu quero para o Benfica. Identidade, cultura de vitória e é um grande benfiquista. E posso garantir-lhe que não vamos parar por aqui", afirmou, em declarações prestadas ao jornal A Bola.
As críticas da oposição não se fizeram esperar. Bruno Batista, diretor de campanha de Luís Filipe Vieira, avisou que abordar diretamente um jogador que ainda tem contrato válido com o Manchester City até ao final da presente temporada "seria ilegal". Já Cristóvão Carvalho, considerou "preocupante" esta investida.
"Este episódio traz à memória outro momento polémico na política benfiquista, quando, em 2000, Manuel Vilarinho prometeu Jardel para derrotar Vale e Azevedo, mas o jogador nunca jogou no Benfica. Esse tipo de promessa populista não pode ser repetido, os adeptos merecem verdade e responsabilidade, não espetáculo eleitoral", atirou.
Afinal, poderá Bernardo Silva regressar mesmo ao clube de formação (e do coração) já em janeiro? Ou esta não passará de uma mera ação eleitoral, numa altura em que o sufrágio se aproxima a passos largos? O Desporto ao Minuto analisa os prós e contras deste rumor.
Por que pode acontecer?
Bernardo Silva nunca escondeu o desejo de regressar ao Benfica, desta feita, para assumir outro tipo de preponderância, uma vez que, quando saiu, em 2014, rumo ao AS Monaco, a troco de uma verba na ordem dos 15 milhões de euros, contava com apenas três jogos oficiais disputados ao serviço da equipa principal.
O criativo aufere qualquer coisa como 18 milhões de euros líquidos por temporada, um valor impensável para a realidade do futebol português... mas que não será um entrave, tal como o próprio deixou claro, em 2023, numa entrevista concedida à RTP: "Obviamente que um dia, querendo eu voltar a Portugal, a parte financeira nunca será por aí, senão não voltava. Vou querer receber um salário correspondente ao meu valor, mas dentro do que se pratica em Portugal".
Além disso, é preciso ter em conta que, ainda que o lisboeta seja um jogador altamente apreciado por Pep Guardiola, a influência que assume no Manchester City já não é o que era. Aliás, esta temporada, foi titular perante Wolverhampton (vitória, por 0-4) e Brighton (derrota, por 2-1), mas não cumpriu os 90 minutos. Já diante do Tottenham (derrota, por 0-2, só entrou para o lugar de Omar Marmoush no decorrer do segundo tempo, pelo que a renovação é, neste momento, tudo menos um dado adquirido.
Por que pode não acontecer?
Bernardo Silva até pode ter um entendimento 'apalavrado' com João Noronha Lopes... mas a verdade é que a vitória do líder da lista 'Benfica Acima de Tudo', numas eleições onde terá pela frente Rui Costa, Luís Filipe Vieira, Cristóvão Carvalho, Martim Borges Coutinho Mayer e João Diogo Manteigas está longe de estar garantida.
No passado, o próprio internacional português declarou o apoio ao empresário, pelo que resta saber como é que esta atitude cairá junto da oposição, que mantém naturais expetativas de vir a subir à liderança máxima do clube da Luz, especialmente, de Luís Filipe Vieira, que era presidente aquando de uma saída cujos contornos continua a dar que falar, 11 anos depois.
É, ainda, preciso recordar que o avançado tem apenas 31 anos de idade, pelo que pode restar-lhe muita carreira pela frente... assim como sonhos por concretizar. O carinho que o próprio nutre pelo Barcelona é público, assim como o interesse que a direção liderada por Joan Laporta vai alimentando num eventual 'casamento'.
Todas as semanas, o Desporto ao Minuto apresenta-lhe uma nova edição da rubrica 'O rumor da semana', que pretende analisar, ao detalhe, as circunstâncias em torno dos mais badalados negócios do mercado de transferências.
Leia Também: O rumor da semana: Irá Zidane voltar ao ativo para suceder a Mourinho?