O rumor da semana: Estará Bruno Fernandes de saída do Manchester United?
- 01/02/2026
Bruno Fernandes será um dos nomes que vai agitar o próximo mercado de transferências no verão. O internacional português estará insatisfeito com o estado atual do Manchester United e, apesar de ter contrato até junho de 2027, abre a porta a uma saída, a não ser que lhe ofereçam um novo contrato, adiantou o jornal Mirror na passada terça-feira.
Ora, a desilusão de Bruno Fernandes com o clube de Old Trafford já foi admitida pelo próprio e remonta aos eventos que aconteceram no defeso do verão passado.
Ainda antes da realização do Mundial de Clubes, o Al Hilal tentou contratar Bruno Fernandes e a transferência só não aconteceu por vontade do jogador português de 31 anos, tal como o próprio explicou no passado mês de dezembro em entrevista ao Canal 11.
"Decidi [ficar], não só pela decisão familiar - os meus filhos e a minha mulher estão bem cá -, mas pelo facto de gostar genuinamente do clube. A conversa que tive com o míster [Ruben Amorim] fez com que eu ficasse, mas da parte do clube senti: 'Se fores, também não é assim tão mau para nós'. Magoou-me um bocado, mas mais do que magoado deixou-me triste por ser um jogador a quem não têm nada a apontar", afirmou Bruno Fernandes.
Estas declarações caíram em Inglaterra, na altura, como uma bomba e levantaram o véu da política do Manchester United, clube onde nem os melhores jogadores são vistos como indispensáveis.
A entrar numa nova fase da carreira, por força da idade, Bruno Fernandes poderá, assim, querer mudar de ares no próximo verão.
Mas estará mesmo Bruno Fernandes em final de ciclo no Manchester United? Ou o capitão português dos reds devils permanecerá em Old Trafford pelo menos até ao final do atual contrato? O Desporto ao Minuto analisa os prós e contras deste rumor.
Porque pode acontecer?
O teor das declarações de Bruno Fernandes é elucidativo do estado de espírito do jogador. A relação com o Manchester United mudou no último verão. Não é especulação. É factual. O jogador não se sentiu valorizado por aquilo que tem feito desde que chegou a Inglaterra e percebeu que aos olhos dos dirigentes não será assim tão importante. A partir daqui, uma saída é sempre uma possibilidade forte.
Para além do mais, a passagem de Bruno Fernandes pelo Manchester United está longe de ser um sucesso. Evidentemente, falamos do ponto de vista coletivo, já que o individual é inquestionável - o camisola 8 tem sido quase o único ponto de luz de um United em queda livre. No entanto, o desejo de querer juntar mais títulos ao seu palmarés pode levá-lo a sair.
Há, ainda, a questão familiar. Bruno Fernandes já afirmou ter como prioridade o bem-estar da família e uma boa proposta financeira será sempre analisada pelo internacional luso. Seja oriunda da Europa ou da Arábia Saudita.
Por que pode não acontecer?
Apesar dos tempos atribulados em Old Trafford, o Manchester United parece ter encarrilado com Michael Carrick após o despedimento de Ruben Amorim. Caso se confirme a tendência recente e o Manchester United consiga terminar a temporada no top4 da Premier League, Bruno Fernandes poderá ficar entusiasmado e querer cumprir um último ano ao serviço dos red devils.
Há ainda a questão do treinador que vai pegar na equipa a partir do verão. Michael Carrick está a prazo - salvo brilharete - e o próximo treinador do Manchester United poderá exigir a continuidade de Bruno Fernandes. Aliás, o contrário também pode acontecer, a chegada de um técnico que agrade ao capitão pode interferir diretamente no futuro próximo do jogador natural da Maia.
Todas as semanas, o Desporto ao Minuto apresenta-lhe uma nova edição da rubrica 'O rumor da semana', que pretende analisar, ao detalhe, as circunstâncias em torno dos mais badalados negócios do mercado de transferências.















