O rumor da semana: Entre Sporting e Benfica, para onde irá Alex Amorim?
- 11/01/2026
Alex Amorim precisou de menos de meio ano em solo português para se afirmar como um nome a ter em conta, de tal maneira que, com meros 19 jogos disputados com a camisola do Alverca (os quais complementou com dois golos), surge já como alegado alvo de diversos clubes, entre eles... Sporting e Benfica.
O médio chegou ao Ribatejo no passado mercado de transferências de verão, proveniente do Fortaleza (o único clube que tinha representado, até à altura, com exceção de um curto empréstimo ao Athletic de Minas Gerais), a troco de pouco mais de 300 mil euros, mas deu de imediato nas vistas, devido às qualidades que evidencia, sobretudo, ao nível da técnica, do passe e do remate.
Aliás, esta última ficou à vista de todos, no passado dia 27 de dezembro, quando marcou o golaço 'do meio da rua' que deu por selada a pesada derrota sofrida pelo conjunto orientado por Custódio Castro, na deslocação ao Estádio António Coimbra da Mota, perante o Estoril, por 4-1.
Perante tamanho talento, serão Sporting e Benfica chegarem-se à frente e, assim, evitarem a concorrência que também já começa a surgir, no estrangeiro? Ou, por outro lado, a amostra ainda será curta para os valores exigidos? O Desporto ao Minuto analisa os prós e contras deste rumor.
Por que pode acontecer?
Não é segredo para ninguém que os eternos rivais lisboetas estão ativos no mercado em busca de uma alternativa para o centro do terreno, começando, desde logo, pelo Sporting, cujo capitão, Morten Hjulmand, está referenciado por alguns dos maiores clubes do futebol europeu, e o habitual parceiro, Hidemasa Morita, encontra-se em final de contrato
O Benfica, por seu lado, perdeu, recentemente, Enzo Barrenechea, devido a uma lesão que pode vir a mantê-lo arredado dos relvados até ao final da presente temporada. Isto, numa altura em que José Mourinho vai procurando impor o seu cunho, procurando outro tipo de perfis para compor o setor intermediário.
Quer leões, quer águias, estão sobejamente habituados a apostar em jovens talentos, pelo que Alex Amorim, de apenas 20 anos de idade, poderia vir a 'encaixar que nem uma luva' nos planos de ambos, possivelmente, no decorrer do já inaugurado mercado de transferências de inverno.
Por que pode não acontecer?
O Alverca já terá feito saber aos potenciais interessados que não está disponível para facilitar nas negociações tendo em vista a venda de Alex Amorim - até porque tem em sua posse apenas 50% dos seus direitos económicos - pelo que exige uma verba de, pelo menos, seis milhões de euros para iniciar diálogo.
Além disso, é preciso ter em conta que Sporting e Benfica estão obrigados a agir rapidamente, uma vez que as boas exibições assinadas pelo talento brasileiro têm vindo a captar atenções, sobretudo, em Itália e nos Países Baixos, onde vai sendo acompanhado, com particular atenção, por AC Milan e PSV, respetivamente.
Finalmente, há que ter em conta a vontade do próprio jogador, que sabe que está, neste momento, num clube que lhe dá espaço para crescer e colocar em prática o talento que lhe é reconhecido. Algo que, noutro tipo de palcos (e com outro tipo de concorrência) poderia vir a ser-lhe retirado das mãos.
Todas as semanas, o Desporto ao Minuto apresenta-lhe uma nova edição da rubrica 'O rumor da semana', que pretende analisar, ao detalhe, as circunstâncias em torno dos mais badalados negócios do mercado de transferências.















