O que fazer se o seu carro for atingido por uma inundação?
- 12/01/2026
As inundações são um risco dos dias chuvosos no inverno e os carros podem ficar vulneráveis em determinadas zonas. Se o seu automóvel ficar submerso numa cheia, pode não ficar irremediavelmente danificado. Há alguns passos que deve seguir nestas situações.
A possibilidade de recuperar o veículo dependerá sempre do nível de penetração da água e dos danos causados. Desde o motor aos painéis das portas, passando pelos sistemas de travagem, combustível ou suspensões, muitas áreas podem ser afetadas.
Os danos podem ser estruturais ou não estruturais e podem ou não ser reparáveis (até podem ser reparáveis, mas por um custo superior ao do automóvel). Como já dissemos, tudo depende de como e quão submergido ficou o carro. Níveis baixos são menos propensos a causar danos significativos.
Fique com alguns conselhos para o caso de o seu carro ficar submergido em água.
- Não arrisque a sua integridade: Evite tentar chegar à viatura se esta estiver envolta em água com profundidade acima dos joelhos e com correntes fortes. Espere até que seja seguro.
- Não ligar o carro: Desde logo, é essencial não tentar ligar o motor. Explica a agência DPA que fazê-lo pode causar hidrobloqueio e danos severos caso tenha entrado água na câmara de combustão. O mais recomendável é levar o carro à oficina, recorrendo a um reboque.
- Desligar a bateria: Deve desligar a bateria de 12 volts nos carros convencionais. Quanto aos circuitos elétricos, estes podem ter ficado definitivamente comprometidos - tudo depende da extensão da enchente.
- Avaliação dos danos: Tente perceber a extensão da inundação. Procure as marcas deixadas pela água, que indicam até que nível a mesma chegou. Escreve a AutoZone que, se estiver acima do tablier, as perspetivas podem não ser animadoras, já que terá submergido eletrónica sensível e o próprio motor. Tente perceber o estado de funcionalidades eletrónicas como as luzes ou o rádio, para além do estado de componentes como o filtro de ar.
- Ajuda profissional: Numa situação em que o carro for apanhado numa inundação, é recomendável que procure um mecânico.
- Carros elétricos: Os automóveis elétricos podem estar sujeitos a incêndios posteriores na bateria, caso esta tenha ficado submersa em água salgada. Também não deve ser aberto o capot caso algum cabo cor-de-laranja ou a bateria tenham ficado debaixo de água. No caso de modelos elétricos e híbridos, deve procurar um profissional especializado.
- Secar o veículo: Deve retirar a água do interior, recorrendo a equipamento apropriado se necessário. Desmonte os bancos, tire os tapetes e itens soltos e confira os orifícios de drenagem. Depois, é aconselhável que use ventiladores e desumidificadores para secar o interior, tal como abrir as portas se o tempo o permitir.
- Óleo e gasolina: A vareta de medição dos níveis de óleo pode ser uma ajuda preciosa para saber se entrou água no motor: a presença de gotas de água sugerem que isso pode ter acontecido. E, claro, se o óleo foi contaminado, tem de ser trocado. O mesmo se aplica ao combustível: se conseguir, retire uma amostra, com a mangueira a chegar ao fundo do depósito. A existência de água obriga a retirar todos os líquidos e a limpar o depósito.
- Seguro: Se um carro for atingindo por uma inundação, documente o sucedido através de imagens (fotografias e vídeos detalhados). Será importante para, depois, entrar em contacto com a seguradora. Verifique se a cobertura inclui danos resultantes deste tipo de incidentes. A Kelly Blue Book recomenda, ainda, uma avaliação profissional do carro.














