O que é uma Whoop, a pulseira proibida que Alcaraz foi obrigado a tirar?

  • 25/01/2026

Carlos Alcaraz carimbou, na madrugada de sábado para domingo, o apuramento para os quartos de final do Open da Austrália, o primeiro Grand Slam do ano, graças ao triunfo conquistado sobre Tommy Paul, pelos parciais de 7(8)-6(6), 6-4 e 7-5, numa partida que durou pouco mais de duas horas e meia.

 

Partida essa que ficou, ainda assim, marcada por um momento inusitado, imediatamente antes do arranque da mesma, quando a árbitra croata Marija Cicak obrigou o tenista espanhol a retirar algo que tinha 'escondido' sob a fita elástica que este apresentava no punho direito, tendo este cumprido imediatamente, sem qualquer tipo de contestação... mas deixando o 'mistério' no ar.

Ora, de acordo com o jornal espanhol As, em causa estava um dispositivo Whoop. Trata-se, no fundo, de uma pulseira inteligente, sem qualquer tipo de ecrã, que tem como objetivo captar toda uma série de dados físicos, entre eles, a frequência cardíaca e o oxigénio no sangue, para monitorizar, por exemplo, o esforço físico, o sono e a recuperação.

Ora, os regulamentos da Federação Internacional de Ténis (ITF) proíbem a utilização de qualquer tipo de aparelho que facilite a transmissão de dados para fora da quadra ou até mesmo a comunicação com terceiros, de forma a evitar infrações ao nível das instruções dos treinadores ou da interferência de apostas desportivas.

Rafa Nadal, por exemplo, jogou durante praticamente toda a carreira de relógio no pulso, mas este não dispunha de qualquer tipo de função inteligente. Carlos Alcaraz, curiosamente, utilizou esta mesma pulseira nos duelos perante Adam Walton, Yannick Hanfmann e Corentin Moutet, mas só agora foi 'apanhado'.

A Whoop funciona com base num serviço de subscrição, cujo preço varia entre os 199 e os 399 euros por ano, com base nas funcionalidades pretendidas, e é usada, sobretudo, por atletas de alto rendimento, como é o caso do atual número 1 do ranking ATP (Associação de Tenistas Profissionais).

Assim está o quadro dos quartos de final do Open da Austrália

Com a vitória alcançada sobre o norte-americano Tommy Paul, Carlos Alcaraz reservou uma vaga nos quartos de final do Open da Austrália, ficando, agora, à espera do desfecho do embate entre o cazaque Alexander Bublik e o australiano Alex de Minaur para saber qual será o próximo adversário que terá pela frente.

Além do espanhol, o único outro tenista com lugar garantido na próxima fase deste Grand Slam é o alemão Alexander Zverev, que levou de vencida o argentino Francisco Cerúndolo, pelos parciais de 6-2, 6-4 e 6-4. Agora, irá medir forças com o vencedor do jogo entre o russo Daniil Medvedev e o norte-americano Learner Tien.

Nos restantes encontros, o italiano Lorenzo Musetti irá defrontar o norte-americano Taylor Fritz, o checo Jakub Mensik o sérvio Novak Djokovic, e o norte-americano Ben Shelton o norueguês Casper Ruud. Haverá, ainda, lugar a uma eliminatória 100% italiana, entre os compatriotas Luciano Darderi e Jannik Sinner.

Quanto à tão aguardada final, está agendada para o próximo domingo, dia 1 de fevereiro, no Melbourne Park.

Leia Também: Djokovic bate van de Zandschulp e assegura 'oitavos' do Open da Austrália

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2925801/o-que-e-uma-whoop-a-pulseira-proibida-que-alcaraz-foi-obrigado-a-tirar#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes