O prato que um cardiologista nunca pede quando vai jantar fora
- 17/01/2026
Na hora de jantar fora, nunca tem grande preocupação sobre as suas escolhas? O melhor é ter atenção já que pode estar a afetar a saúde do seu coração. Existe um prato em especial que precisa de ter algum cuidado.
À revista Parade, o cardiologista Dmitriy Nevelev alerta para um prato que nunca pede quando janta fora. Pode vir a ter problemas mais tarde e é importante que tenha alguma atenção quando o pede com frequência.
“É claro que queremos desfrutar da comida que pedimos, mas devemos estar atentos aos possíveis efeitos na saúde do coração. As refeições em restaurantes são fontes ocultas de excesso de calorias, gordura saturada e sódio, tudo fatores alimentares fortemente associados aos fatores de risco clássicos para doenças cardíacas”, começa por dizer o especialista.
Por outro lado, os restaurantes servem doses generosas e muitas vezes carregadas de sal e de gordura. “Esta situação pode levar ao consumo do dobro ou do triplo da quantidade de sódio e calorias que se consumiria numa refeição caseira”, continua.
Ainda assim, não significa que não deva jantar fora. Deverá é ter atenção com alguns pratos, às quantidades e a frequência com que os consome.
Leia Também: O tempo frio pode deixar os rins em risco? Especialista esclarece tudo
O prato que o cardiologista evita quando come fora
Dmitriy Nevelev revelou que evita consumir fettuccine Alfredo. É um prato que poderá encontrar equivalentes em restaurantes italianos por cá. Trata-se de uma sugestão que junta massa, parmesão, manteiga e em alguns casos até natas.
“Embora delicioso, um prato como o fettuccine Alfredo tem alto teor de muitos componentes prejudiciais à saúde do coração, como gordura saturada, sódio e carboidratos refinados”, começa por alertar o especialista.
“Um fettuccine Alfredo ocasional não é perigoso, mas não é um prato que se deva comer regularmente ou em porções completas como as de um restaurante”, continua. “Uma dieta rica em sódio está associada à hipertensão, o que aumenta o risco de ataque cardíaco.”
Por outro lado, o consumo de carboidratos refinados pode afetar a saúde do coração de diversas maneiras e é importante estar atento. Também o consumo de calorias em excesso é preocupante.
“É muito fácil consumir essas calorias sem nem perceber. Isto acontece uma vez que é um prato que requer pouca mastigação, é fácil de engolir e a combinação de gordura e carboidratos refinados proporciona uma sensação agradável.”
Como tornar este prato mais saudável
Uma das formas de tornar este prato mais saudável passa por partilhar com alguém, tudo para reduzir a quantidade que está a consumir. Também pode comer metade e levar o resto para outro dia, é mais uma forma de partilhar as calorias.
“Procure preencher metade do prato com vegetais ou salada, um quarto com proteína magra e apenas um quarto com carboidratos, como massa. Este método permite criar uma refeição equilibrada em torno de uma pequena porção do prato principal”














