O pior tsunami do séc. XXI foi há 21 anos: Das imagens aos dados
- 26/12/2025
Assinalam-se, esta sexta-feira, 21 anos daquela que ainda nos dias de hoje é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das mais tragédias naturais da História, o tsunami no sudeste asiático.
Foi na manhã de 26 de dezembro que, poucos minutos antes das 8 horas locais, madrugada em Portugal, que um terramoto de magnitude 9,1 ao ao largo da costa da ilha indonésia de Sumatra abalou dezenas de países na região.
De acordo com a EM-DAT, morreram 226.408 pessoas. O forte terramoto causou ainda um tsunami com ondas de cerca de 30 metros de altura. Pelo menos 14 países foram afetados.
Mais de 226 mil mortes (e destruição que chegou a África)
Morreram cerca de 226 mil pessoas, com a Indonésia a ser o país mais afetado, seguindo-se o Sri Lanka e a Tailândia. Mais de 170 mil pessoas terão morrido no primeiro país, com 35 mil vítimas mortais a serem registadas no Sri Lanka e cinco mil na Tailândia - destas, metade eram turistas. Ainda hoje há milhares de pessoas consideradas desaparecidas.
Embora o tsunami tenha deixado um maior rasto de destruição na Ásia, as ondas também chegaram à Somália, no continente africano, causando 300 mortes.
Para além das mortes e destruição, o tsunami também teve um forte impacto ambiental, danificando ecossistemas, a biodiversidade animal e vegetal e a poluição das águas.
Velocidade, energia e mais dados
De acordo com a ONU, esta foi uma das piores tragédias naturais da História, e o seu impacto 'remete' até à II Guerra Mundial. Isto porque as ondas causadas pelo tsunami seguiram com uma velocidade máxima de 800 km/h, gerando assim uma energia equivalente a 23 mil vezes a potência da bomba atómica de Hiroshima, lançada a 6 de agosto de 1945 sobre o Japão.
Para além de ser o desastre mais mortífero do século XXI, faz parte dos mais mortíferos da Historia. Foi também o terceiro terramoto mais forte de que há registo, sendo o primeiro o de Valdivia, o grande sismo que aconteceu no Chile em 1960, e em segundo lugar um sismo no Alasca, em 1964. As magnitudes foram de 9,5 e 9,2, respetivamente.
A falta de um sistema de alerta devidamente coordenado em 2004 agravou as consequências da catástrofe, de acordo com as análises feitas posteriormente. O desastre e a situação acabou por levar a uma implementação dos sistemas de alerta. Dois anos depois, entrou em funcionamento o sistema de alerta contra tsunamis do oceano Índico, tendo sido instalados várias estações para a deteção de sismos que avisam o país (se ocorrer um terramoto) cerca de dois minutos antes.
Muitas vezes o dia também é referido como "Boxing Day Tsunami", isto porque o dia seguinte ao Natal é conhecido em muitos países como Boxing Day, estando o termo relacionado com o Natal, a ofertas de prendas e dinheiro, uma expressão que já vem deste a Era Vitoriana, quando se ofereciam caixas com algum dinheiro aos mias pobres.
Dada a data, o dia é muitas vezes referido desta forma - não pela tradição, mas pelo dia.
Recorde algumas imagens na galeria acima.
Leia Também: Boxing Day: 2025 quebra tradição em Inglaterra. Eis os motivos













