"O país está sereno" e Governo "respeita a minoria que se expressou hoje"

  • 11/12/2025

António Leitão Amaro vincou, esta quinta-feira, que "o país está sereno", em dia de greve geral. "Houve impactos, respeitamos a minoria -, que é mesmo uma minoria -, que se expressou hoje livremente com greves e manifestação, e respeitamos muito também a maioria esmagadora que decidiu trabalhar", afirmou o ministro da Presidência.

 

No briefing do Conselho de Ministros, o governante reiterou que "hoje é um dia que não é normal, é um dia com impactos para as pessoas, mas é um dia em que o país está sereno - a minoria que protesta, a maioria que decidiu trabalhar. E não vale a pena andarmos aqui a fazer ajustes de contas num sentido contabilístico: Temos um reporte amplo, fiável, dos setores público, privado e social, mas a resposta é dada pelos portugueses", frisou. 

O ministro lançou também um 'repto' a "cada pessoa que hoje vai ouvir a rádio, ler os jornais e ver a televisão": "Pensem na vossa vida, no dia de hoje, perguntem aos vossos amigos e à vossa família: A maioria fez greve ou quis trabalhar? O que aconteceu na maioria dos casos à vossa volta?"

"Houve uma parte que trabalhou em casa; há regiões do país onde o efeito é maior do que em outro, no setor público - em particular nos transportes, escolas e saúde pública - o impacto é maior. No resto da Administração Pública o impacto é significativamente menor, vários de nós ministros e secretários de Estado temos entidades que dependem de nós onde a adesão à greve é zero, 2%, 3%, 7%", clarificou, considerando que "há realidades diferentes". 

E concluiu: "Houve perturbações, o dia não foi normal, o exercício [da greve] foi legítimo, mas foi minoritário"

De recordar que, ao início da tarde, Leitão Amaro já tinha menorizado os valores de adesão à greve geral: "Esta parece mais uma greve parcial da Função Pública. O país está a trabalhar. A adesão à greve é inexpressiva", disse o ministro da Presidência, em conferência de imprensa. 

Governo desvaloriza greve:

Governo desvaloriza greve: "Esmagadora maioria do país está a trabalhar"

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, disse esta quinta-feira que a “esmagadora maioria do país está a trabalhar" em dia de greve geral, sublinhando que o Governo mantém "a abertura para o diálogo".

Beatriz Vasconcelos | 12:56 - 11/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2902849/o-pais-esta-sereno-e-governo-respeita-a-minoria-que-se-expressou-hoje#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes