"O objetivo é mudar a vida das pessoas. O objetivo é governar bem"

  • 21/10/2025

"Podemos, obviamente, mostrar satisfação pela obtenção destes resultados, mas isto não é o objetivo que nós queremos para a nossa ação política: isto é apenas o instrumento de que nós precisamos para cumprir o objetivo. O objetivo é mudar a vida das pessoas. O objetivo é governar bem", afirmou Luís Montenegro, no início do Conselho Nacional do partido, numa intervenção aberta à comunicação social.

 

Num discurso de cerca de meia hora, o presidente do PSD e também primeiro-ministro nunca se referiu ao Orçamento do Estado para 2026, que será votado na generalidade na próxima semana, centrando-se nos resultados eleitorais obtidos durante a sua liderança dos sociais-democratas.

No final, deixou um repto ao partido: "No dia em que nós evocamos a grande vitória que tivemos nas eleições autárquicas, a minha palavra para com o nosso partido, para com a nossa gente, é vamos ao trabalho. Nós vencemos as eleições para trabalhar", apelou.

Antes da sua intervenção, o presidente do Conselho Nacional e presidente do Governo da Madeira Miguel Albuquerque foi o primeiro a destacar os resultados obtidos sob a liderança de Luís Montenegro.

"Pela primeira vez em 50 anos, o PSD consegue juntar a maioria das Câmaras, das Juntas de Freguesia, ao poder regional, ao governo da nação e ainda a Presidência da República... com ponto de interrogação. Parabéns a todos nós", afirmou.

Com longos agradecimentos a todos os intervenientes no processo e, sobretudo, ao "naipe de candidatos excecionais", Montenegro disse que, quando estabeleceu em 2022, o objetivo de o PSD voltar a ser o maior partido autárquico foi "gozado por ter tamanha ousadia e ambição", recordando que o PS tinha obtido meses antes uma maioria absoluta nas legislativas.

Numa nota irónica, Montenegro saudou a vitória de Carlos Moedas em Lisboa: "Aquela que nós ganhámos tangencialmente por 20 mil votos ou mais, uma vitória tangencial cuja expressão é quase equivalente à distância dos dois maiores partidos nas últimas eleições europeias, vejam bem, no país inteiro", afirmou.

Sobre a vitória nas autárquicas de 12 de outubro, o líder do PSD destacou que, "pela primeira vez desde o 25 de Abril", o partido vai governar câmaras "em todos os distritos do país"

"Não tem sido muito assinalado, mas nós para além das 136 câmaras que governamos com candidaturas próprias, com a sigla do PSD, apoiámos também mais cinco candidaturas independentes, que não tendo a sigla do PSD na sua designação, ainda assim têm de ser averbadas também ao nosso partido", afirmou, numa referência à vitória, por exemplo, em Setúbal pelo movimento da ex-autarca do PCP Maria das Dores Meira com o apoio dos sociais-democratas

Montenegro salientou a "transversalidade enorme" do PSD a nível autárquico, considerando que o partido tem "uma representação total daquilo que é a constituição da base social do país e da base territorial também".

Depois, recordou o percurso eleitoral desde que assumiu a liderança do PSD, em julho de 2022, com vitórias em duas legislativas, regionais da Madeira e dos Açores e autárquicas e apenas uma derrota nas europeias.

"Começámos e terminámos um ciclo de eleições partidárias com um resultado que nos endossa a responsabilidade de sermos o grupo parlamentar mais representativo na Assembleia da República, de termos a condução do Governo, de termos os dois maiores grupos parlamentares nas Assembleias Legislativas dos Açores e da Madeira e de conduzirmos os respetivos governos, de termos as câmaras e as juntas de freguesia que permitem liderar as respetivas associações nacionais e de termos uma representação no Parlamento Europeu que é praticamente equivalente à maior que é a do Partido Socialista", resumiu.

O líder do PSD, que assegurou já estar a começar a preparar as autárquicas de 2029, disse que só pretende vencer eleições "para poder utilizar a confiança das pessoas e transformar essas vitórias em conquistas para a vida das pessoas".

"Esta filosofia foi sufragada nas urnas. Este caminho tem a confiança do povo português. Este caminho atribuiu-nos uma responsabilidade. E nós dizemos ao país que a responsabilidade é grande, mas nós não temos medo dela. Nós vamos agarrá-la, nós vamos cumpri-la, nós vamos executá-la", assegurou.

O Conselho Nacional do PSD ficou hoje marcado pela notícia da morte do fundador e militante número um do partido, Francisco Pinto Balsemão, que foi transmitida aos participantes pelo presidente do partido, Luís Montenegro, sendo recebida com aplausos.

A reunião prosseguiu depois, até cerca da meia-noite, com a ordem de trabalhos prevista.

[Notícia atualizada às 00h15]

Leia Também: Conselho Nacional do PSD reúne-se hoje após vitória nas autárquicas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2874719/o-objetivo-e-mudar-a-vida-das-pessoas-o-objetivo-e-governar-bem#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes