O micronutriente (secreto) que protege a tiroide e o sistema imunitário
- 12/02/2026
Os problemas do sistema imunitário e da tiroide condicionam fortemente a capacidade de resposta do corpo humano a diferentes agentes indesejáveis, como vírus e bactérias.
Segundo a rede de saúde CUF, as doenças da tiroide chegam a afetar cerca de 10% dos portugueses e, a nível mundial, 300 milhões de pessoas.
Entre oscilações de peso, aparecimento de nódulos palpáveis e antecedentes familiares, os sinais de alerta são evidentes. Mas como se pode amenizar o problema de forma natural?
Há um micronutriente mineral essencial e, segundo apontam os especialistas do Very Well Health, apesar de ser tóxico em grandes quantidades, nestes alimentos encontra a dose mais recomendada.
O selénio é o mineral em questão e que suporta a função imunológica, a saúde da tireoide, o metabolismo hormonal e a saúde celular no geral. Cerca de um quarto a quase metade dele é "armazenado nos músculos", descrevem.
Alimentos ricos em selénio
Queijo cottage
Laticínios como queijo cottage são ricos em proteína e selénio. Uma caneca de queijo cottage com 2% de gordura de leite tem cerca de 20 microgramas (mcg) de selênio.
Leia Também: Este vegetal pouco valorizado reduz a inflamação e é bom para o coração
Frango e peru
Frango e peru são excelentes fontes de proteína, bem como de selénio, "com poucas calorias", acrescentam.
Sementes de Girassol
Pode incluir sementes de girassol, por exemplo, num lanche simples e saboroso, bastante rico em nutrientes saudáveis. Uma porção de 100 gramas fornece 18 mcg de selénio.
Ovos
Os ovos são ricos em proteínas e vários minerais, incluindo selénio. Um ovo cozido grande chega a fornecer 15 mcg de selénio.
Cogumelos
Cogumelos "proporcionam um sabor e textura robustos" e são uma ótima escolha para quem procura fontes de proteína que não sejam de carne. Uma porção de meia meia caneca de cogumelos grelhados tem 13 mcg de selénio.
Espinafres
Meia caneca de espinafres congelados e cozidos contêm 5 mcg de selénio.
Leite e iogurte
Estes alimentos contêm grandes quantidades de proteína, cálcio e selénio.
Lentilhas
Estas sementes são ricas em vários nutrientes, incluindo fibras e selénio. Uma caneca de lentilhas cozidas contém 6 mcg de selénio.
Pistácios
A delícia rápida e satisfatória da moda, afinal, também é perfeita para petiscar em qualquer lugar.
No fundo, se já tem uma alimentação variada e rica em nutrientes não precisa de fazer alterações significativas.














