O maior erro que está a cometer! Aprenda a fazer (um bom) sushi em casa
- 10/12/2025
A parte mais complexa de fazer sushi em casa pode parecer ser a montagem e a elaboração de empratamentos rigorosos. Contudo, especialistas dizem que, apesar de exigir alguma técnica, isso vem da prática e pode tornar-se o passo mais simples.
A escolha do peixe pode também ser um grande quebra-cabeças para muitos, mas o maior problema continua a ser a forma como este é confecionado. Ou melhor, como é preparado — visto que nem sempre exige algum tipo de cozedura.
O erro mais comum e um passo que todos continuam a evitar é a eliminação de bactérias. Saiba o que deve fazer além dessa técnica importante.
Escolher o peixe certo
Miles Butler desvenda ao South Coast Sushi que nem todos os tipos de peixe são adequados para sushi, mas recomenda as variações mais comuns que incluem: atum, salmão e enguia.
No momento de comprar o peixe, certifique-se de que este está fresco e tem qualidade, isso fará toda a diferença!
Para escolher o melhor, procure olhos e escamas brilhantes se comprar o peixe inteiro. Evite comprar peixes pré-embalados. Contudo, se o fizer, verifique a data de validade e certifique-se de que não há descoloração ou algum cheiro desagradável.
Ainda assim, é importante saber eliminar as bactérias e toxinas que podem causar intoxicações alimentares.
Método para eliminar bactérias
O método mais conhecido para eliminar bactérias consiste num "congelamento rápido". O choque térmico fica responsável por essa tarefa.
Mesmo depois de comprar um peixe fresco vai ter de congelá-lo durante algumas horas e voltar a descongelá-lo, isso vai garantir a eliminação de bactérias e parasitas presentes no peixe.
Depois de totalmente descongelado, estes especialistas garantem que pode usá-lo para sushi.
Limpar e preparar o peixe
Comece por remover as escamas com uma faca ou uma descamadora própria para esse efeito.
De seguida, procure remover o intestino do peixe, fazendo um corte vertical da garganta até ao ânus com uma faca afiada. Tome cuidado para não perfurar nenhum órgão interno, "isso poderá afetar negativamente o sabor do sushi".
Depois destes passos enxágue bem o peixe com água fria e seque-o com papel. Depois de seco, corte o peixe em tiras finas.














