O dia mais curto do ano vem aí: Solstício de inverno é já este domingo
- 20/12/2025
O fim de semana está a ser marcado pelo frio e também alguma neve, situação meteorológica que vai ao encontro do que chega já no domingo: o inverno. O solstício de inverno inicia às 15h02 em Portugal continental e na Madeira (14h02 nos Açores).
O fenómeno acontece no Hemisfério Norte, e, para além de chegada do inverno, há outro ponto importante: este é o dia em que haverá menos luz solar, ou seja, a noite será mais longa e o dia mais curto. Significa isto que, no domingo, o sol vai nascer às 7h49 e pôr-se às 17h19 (de Portugal continental). Feitas as contas, o período do dia vai durar 9h30.
Mas para quem não é fã desta estação e já está a desejar que o sol preencha os dias, há que colocar no calendário - são 89 dias de espera até 20 de março de 2026, altura em que começa a primavera.
Por enquanto, seis distritos de Portugal Continental estão este sábado em aviso laranja e quatro em aviso amarelo para a queda de neve até domingo de manhã, podendo condicionar e interditar estradas.
Faro, Setúbal, Beja também estão sob aviso amarelo devido ao estado do mar até às 18 horas de domingo. Quanto ao Natal, é pouco provável que chova tanto na véspera, como no dia, mas ainda há "incertezas".
Mas o que é, afinal, o solstício de inverno?
O fenómeno diz respeito ao momento em que o hemisfério atinge a inclinação máxima em relação ao sol, e, como resultado, é recebida a menor quantidade de luz.
Os solstícios acontecem duas vezes por ano, uma vez no inverno (marcando o seu início) e a outra no verão.
A Meteored Portugal explica esta semana, num artigo publicado no seu site, a origem da palavra solstício, que vem da palavra latina Solstitium. Esta palavra "tem origem no facto de o Sol travar o movimento diário de afastamento ao plano equatorial e 'estacionar ao atingir a sua posição mais alta ou mais baixa no céu local. Assim, a palavra solstício significa literalmente 'sol parado' e é a junção das palavras em latim, sol + sistere, que significa 'ficar parado'", lê-se.
O inverno e a espiritualidade
Este fenómeno está também relacionado à espiritualidade, já que já na Antiguidade, quando os povos eram muito ligados à natureza, se atribuía ao sol um grande significado, segundo escreve a Meteored Portugal.
Marcando a noite mais longa, este fenómeno foi muitas vezes associado a contos e tradições em várias culturas e religiões, como a Egípcia, a Cristã ou Asteca. Sendo o dia mais curto do ano, este era o dia que significava a vitória da luz na escuridão, já que a partir daqui se inicia o aumento de luz solar ao longo de um dia.















