"O dia da última despedida do Vasco. A vida muda muito depressa"

  • 11/12/2025

O piloto Pedro Bianchi Prata viveu hoje, 11 de dezembro, um dia muito emotivo  no último adeus a um grande amigo, a quem chamava de "ídolo" e herói".

 

"Hoje foi o dia da última despedida do Vasco. Um dia difícil, em que tivemos de dizer adeus a alguém que marcou a vida de muita gente", começou por dizer o noivo de Maria Botelho Moniz ao falar deste momento delicado. 

"Foi importante reencontrar tantos amigos dele: família, amigos de infância, pessoas das motas e das aventuras de tantos anos. Esta despedida foi importante porque chorámos juntos, rimos juntos, lembrámos histórias antigas e aventuras que vivemos. São memórias que nos deixam sempre um sorriso nos lábios", comentou depois. 

"Muita gente veio agradecer-me pelas palavras que escrevi antes, mas não precisam de agradecer. Eu apenas disse aquilo que sempre senti e aquilo que todos sabemos: o Vasco foi especial e vai continuar presente na nossa memória e no nosso coração", acrescentou, referindo-se à publicação anterior que fez também no Instagram, quando Vasco morreu. 

"Com ele deixei também um bocadinho do deserto, um bocadinho da areia e das dunas, porque ele sempre me dizia que um dia queria ir lá andar de moto comigo. Não aconteceu… mas levei um pouco desse sonho com ele", continuou.

"A vida muda muito depressa, às vezes de um momento para o outro. Hoje senti isso outra vez", desabafou. 

"Conheci o Vasco através do irmão, o Jorge, que foi meu companheiro de adolescência e de muitas aventuras. Não estamos juntos todos os dias, mas quando estamos é como se nunca tivéssemos deixado de falar. Há amizades que são mesmo assim", partilhou também. 

"Quero deixar muita força à família, especialmente ao Jorge. Sei que não foi nada fácil tudo o que ele passou. E sei também que o Vasco não podia ter tido melhor irmão ao lado dele. Descansa em paz, Vasco. Nunca vamos esquecer-te", rematou. 

No passado fim de semana, no dia 6 de dezembro, quando Pedro Bianchi Prata recebeu a notícia da morte de Vasco, o piloto fez uma publicação no Instagram em jeito de homenagem.

"Recebi uma das notícias mais duras da minha vida. Partiu o meu ídolo de infância. O herói que eu e os meus amigos víamos passar em cavalinho na nossa rua e que nos fazia sonhar: «Um dia quero ser como ele.»

A primeira foto deste carrossel é de 1992, no Enduro de Beja — o meu primeiro título nacional. Eu, miúdo, ao lado do Vasco, o meu herói. Foi por causa dele que comecei a correr. Fui com o irmão, o Jorge, ver o Enduro de Famalicão em 1991… e naquele dia apaixonei-me pelo Enduro. O Vasco tinha um talento natural para a moto e para tudo o que tocava. Era diferente. Era especial.

As outras fotos são da maior corrida da vida do Vasco: o mítico Enduro do Porto. Aquele dia em que ele fez o impossível. Ganhou a classificação geral com uma Suzuki 125, à frente de todos os pilotos de renome. Ninguém acreditava que um piloto amador podia vencer daquela forma… mas ele acreditava. E fez história.

A nossa vida cruzou-se vezes sem conta ao longo de 40 anos de amizade. Tivemos altos e baixos, como todos os verdadeiros amigos, mas sabíamos que quando fosse preciso… estávamos lá um para o outro.

Acompanhou-me na preparação do meu último Dakar em moto, em 2022. Era um mecânico brilhante, daqueles que resolvem problemas antes de eles existirem. Soldava, criava, inventava. Tinha mãos de ouro e um coração ainda maior.

Muito do que sou hoje devo-lhe a ele. Foi por o ver andar de moto — por querer fazer o que ele fazia — que a minha vida tomou este rumo. De repente olho para trás e tenho 34 anos de carreira… tudo porque um dia quis ser como o Vasco.

O Vasco partiu, mas fica a saudade. Fica o sorriso. Fica a paixão pela vida. Fica o exemplo de viver cada dia como se fosse o último. Descansa em paz, amigo.
Um dia vamos reencontrar-nos… e voltamos a andar de moto juntos", disse na altura. 

Leia Também: Maria Botelho Moniz e a família de férias em destino de sonho

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/fama/2902807/o-dia-da-ultima-despedida-do-vasco-a-vida-muda-muito-depressa#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes