O chá que diminui o stress, o inchaço e que.... melhora a sua condução
- 10/12/2025
Cada planta tem uma função específica no nosso corpo, mas há uma em particular que promete ser uma forte aliada este Natal: a hortelã-pimenta.
Conforme noticia o Huffington Post, segundo a Universidade de Michigan, o aroma desta planta - assim como o chá que pode ser preparado por ela - foram associados à diminuição dos níveis de stress, à melhoria da memória e estado de alerta, a um sono de maior qualidade e mesmo mais autoconfiança. Os investigadores, inclusive, notam que a hortelã-pimenta pode ser benéfica para uma melhor condução.
Hortelã-pimenta: Estudos comprovam os (muitos) benefícios desta erva milagrosa
A comunidade científica está do lado da hortelã-pimenta, poder-se-á dizer. Em 2021, um estudo concluiu que esta planta diminuía os níveis de stress e ansiedade entre os estudantes universitários.
Pesquisas mais recentes, divulgadas este ano, mostraram que o aroma do óleo da hortelã-pimenta reduzia os níveis de dor em pacientes que respiravam com o auxílio de máquinas.
Uma outra investigação científica de 2023, por seu turno, mostrou que o cheiro da planta estava associado a uma condução menos agressiva, sendo que nutria efeitos no que ao humor dizia respeito.
Já o International Journal of Neuroscience apurou que o aroma da hortelã-pimenta e do óleo de hortelã-pimenta estariam ligados a uma melhor memória e ao aumento da capacidade de processamento cognitivo.
Mas as evidências não se ficam por aqui. O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido afirmou que o óleo desta planta pode aliviar as dores de estômago, o inchaço e gases (flatulência).
Curiosidades sobre a hortelã-pimenta
Segundo o website Chás do Mundo, a hortelã-pimenta é "uma planta aromática da família da Lamiaceae resultante da união de duas espécies das 25 Menthas: Mentha aquatica com a Mentha spicata". Em 1969 surgiu o primeiro registo desta planta em território britânico, tendo sido usada para diversos efeitos dado o seu elevado teor de mentol.
A hortelã-pimenta ajuda no alívio dos seguintes sintomas:
- Indigestão
- Vómitos
- Dores de cabeça
- Tensão muscular
- Febres
- Cólicos menstruais
"Poderá favorecer a diminuição dos gases gastrointestinais, tratar a insónia e fortalecer a imunidade corporal", realça-se ainda. "É conhecido pela sua forte atuação na eliminação dos parasitas intestinais em crianças. Graças ao seu efeito mentolado, a hortelã-pimenta poderá auxiliar na redução da irritação na garganta através do gargarejo".














