O aviso de Pedro Proença: "Habituem-se, porque estamos cá para ganhar"
- 27/11/2025
Vitória: "Esta seleção continua a manter o mesmo mérito. Não era por ganharmos ou perdermos que iria ter ou deixar de ter. Primeiro, quero dar uma grande saudação aos clubes, porque são a base deste sucesso, às associações distritais, ao futebol profissional."
Conquista: "Desde que chegámos à seleção, quisemos este 'virar de página', esta ambição que não se cruza com algo que não seja a realidade. Passados 34 anos do último grande título, quero lembrar duas pessoas fundamentais: o último presidente campeão do mundo, Gilberto Madail, e, num ano muito difícil para o futebol português, lembrar um dos capitães que foi campeão do mundo sub-20 em 1991, o Jorge Costa, que desapareceu. Sem arrogância, habituem-se, porque estamos cá para ganhar, para elevar a autoestima do povo português, com esta alegria imensa. Deixo uma palavra de reconhecimento aos adeptos que vieram a Doha. Deixo um sentimento de grande alegria pelo que estamos a fazer no futebol português. O futebol português é isto, é esta felicidade."
Palavras de Infantino: "O presidente da FIFA [Gianni Infantino] dava-me os parabéns e perguntava-me: 'Como é que é possível um país tão pequeno, com 10 milhões de habitantes, criar tanto talento?'. Podemos assegurar aos portugueses que o sucesso não vai acontecer só no próximo campeonato do Mundo. Os próximos 20 anos estão assegurados, porque há um trabalho de base que assegura resposta aos desafios."
Selecionador: "Deixo um abraço muito grande ao 'mister' [Bino Maçães], que, a determinada altura, acreditou que era possível ser campeão do mundo hoje. Convoco todos os portugueses para receber esta seleção, que chegará no sábado, que estará na Cidade do Futebol às 14:30. Eles merecem, porque são uns 'heróis'. Guardem o nome destes meninos, porque os últimos que foram campeões, Rui Costa, Jorge Costa, João Vieira Pinto e muitos outros, foram as 'estrelas' que nos acompanharam nestas últimas gerações".
Leia Também: Está feito, miúdos! Portugal faz história e é campeão do mundo sub-17













